Sabe aquela expressão que “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pois é. No varejo online e físico isso importa muito. Já pensou em usar o celular para registrar produtos com desconto, receitas que vão paras as redes sociais e até mesmo informar um item novo na loja?

Sem a possibilidade de ter contato físico com o produto, o consumidor busca por informações e imagens que transmitam o máximo de fidelidade possível ao que realmente é o produto.

Considerando o momento de crise no qual passamos, explorar os canais virtuais é a forma mais segura e prática para não perder tantas vendas. Pensar em como dispor os produtos da loja, nessas ferramentas, é outro fator que deve ser considerado para atrair ou fidelizar a clientela.

Esse catálogo digital dos produtos deve contar com boas fotos para despertar a atenção do consumidor. Mas nem sempre é preciso ter à disposição equipamentos profissionais para alcançar os resultados e com um simples smartphone o varejista vão garantir boas imagens. Nesse post vamos mostrar cinco dicas importantes para fotografar o mix com o celular.

1. Improvise um fundo branco

Seja para o e-commerce, redes sociais ou para envio no WhatsApp, as imagens precisam estar impecáveis. A primeira dica é dispor de um fundo branco para auxiliar na padronização das fotos e facilitar a identificação do produto. Calma lá! Não se preocupe com a falta de um estúdio fotográfico ou a parede branquinha.

Com uma simples cartolina branca é possível criar o fundo ideal para as suas fotos. Basta fixar a cartolina em uma parede e a outra extremidade em uma superfície plana, fazendo tipo uma curva no sentido vertical e evitando dobras. Centralize o produto e é só iniciar os cliques!

2. Atente-se para a iluminação

A iluminação é a segunda dica importante para garantir boas fotos. Ela é essencial para qualquer foto com qualidade e pode ser providenciada com a própria luz ambiente, do cômodo em que será feita a sessão, ou outra fonte de luz que tenha à disposição.

Alguns smartphones contam com luz automática ou dispõe de função para regulá-la na própria tela. Só tenha cuidado para não ficar muito clara a foto. Às vezes mudando de posição já ajuda a controlar a luz.

3. Foque no foco

Sem foco de nada adianta ter boa iluminação. A maioria dos celulares conta com a função de foco automático também e é preciso olhar se o produto está bem focado antes de tirar a foto. Geralmente, é só clicar na tela onde você precisa de foco que o celular já enquadra a imagem como desejado.

4. Enquadramento para valorizar o item

O enquadramento também precisa estar proporcional e isso inclui o posicionamento do produto, especialmente se for publicar as fotos nas redes sociais. Observe qual é o melhor ângulo do produto para facilitar o reconhecimento e de todos os atributos.

Procure um ângulo que não deixe dúvidas para o cliente que é o produto exatamente que ele está procurando. Nem sempre uma foto tirada de frente para o item vai mostrar a real dimensão que o produto tem.

5. Estabilidade x celular

Ter firmeza nas mãos é importante para evitar tremer na hora de clicar e comprometer a qualidade da foto. Hoje é possível ter acesso a alguns suportes ou tripés para celulares que auxiliam bastante nessa estabilidade. Qualquer vibração ou movimento pode deixar um ângulo e imagens perfeitos comprometidos. Então tenha cuidado!

Leia também:

5 dicas para análise SWOT para a sua loja
Prevenção em 1º lugar: dicas para proteger seu negócio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here