Vamos falar sobre SWOT? Sobre o que? 🙄 Em inglês, SWOT é um acrônimo para strengths, weaknesses, opportunities, threats. Em português cada palavra quer dizer forças (ou pontos fortes), fraquezas, oportunidades e ameaças. A análise de SWOT é usada como base para projetar o crescimento de uma empresa.

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Com ela é possível avaliar os pontos positivos, as possibilidades de expansão, o que precisa ser otimizado e as questões negativas que podem levar a prejuízos futuros. É uma forma de analisar os ambientes internos e externos da empresa a um custo baixo e sem gastar muito tempo planejando.

No post de hoje vamos apresentar para você 5 dicas para análise estratégica de SWOT para a sua loja, que pode ser de qualquer segmento. Vamos lá:

1. Objetivo

Antes de montarmos o diagrama com as informações dos 4 pontos da análise SWOT, é preciso ter claramente qual o objetivo que se deseja.

Por que você está criando a análise SWOT? É para expandir os negócios? Para implementar um sistema? Para adotar novas diretrizes de compras? Partindo desse objetivo, aí sim você está pronto para a próxima etapa.

2. Chuva de ideias

Nada melhor do que juntar todo o seu time para formarem ideias que podem ser construtivas para esse momento em que está buscando oportunidades.

Peça para que cada um liste os pontos fortes e as fraquezas da empresa, além de também pontuar as ameaças e oportunidades de acordo com cada área da empresa. Assim que levantadas as informações, cada colaborador deve explicar os pontos abordados. Assim você terá visão ampla do que cada um pensa.

Não significa que todas as ideias levantadas seguirão no radar estratégico. Caberá ao gestor juntar todas as soluções e os problemas e aí sim colocar em prática a análise SWOT.

3. Estrutura

Na prática, as forças e as fraquezas de uma empresa compõem o ambiente interno, ou seja, são fatores que estão sob o domínio da pessoa e podem ser ajustados com mais facilidade. Já as oportunidades e as ameaças estão ligadas ao ambiente externo, ou seja, que fogem um pouco do nosso controle, como questões tributárias, crises, decisões governamentais e tendências de mercado, por exemplo.

Para ficar mais claro como funciona esses 4 pontos da análise SWOT, faça como o modelo abaixo em um papel mesmo ou na tela do computador:

  • Se precisar de ajudar para definir o que vai em cada quadrante, acesse a planilha disponível no Flix do Varejo.

4. Identificando os 4 componentes

O que colocar em cada quadrante pode ser a dúvida de muitos, não é mesmo? Vamos ajudar você nessa tarefa.

PONTOS FORTES
Olhe para dentro de sua empresa e responda a perguntas como:

  • Você tem dinheiro suficiente para manter a loja funcionando sem entrar no vermelho?
  • Qual o seu diferencial no mercado?
  • O que você faz de melhor?

FRAQUEZAS
Continue olhando para dentro da sua empresa e responda a perguntas como:

  • Quais os pontos vulneráveis da empresa?
  • Qual processo pode ser melhorado?
  • Nossos clientes estão satisfeitos com o atendimento?

OPORTUNIDADES
Agora deixe de lado o ambiente interno e foque no externo. Para compor esse quadrante, podemos pensar em perguntas como:

  • Existe uma demanda que posso absorver do mercado?
  • A minha loja pode se beneficiar de novas tecnologias?
  • Existe possibilidade de crescimento ou expansão?

AMEAÇAS
Vamos para as ameaças, que são condições externas que podem impedir ou atrapalhar o sucesso da sua empresa:

  • Quem são meus novos concorrentes?
  • Alguma lei nova pode impactar negativamente nos meus negócios?
  • O que está impedindo o meu crescimento?

5. Soluções

Pronto, temos todas as informações para começar a traçar as estratégias para resolver problemas e também para fazer a empresa crescer, prosperar e manter-se perene no mercado.

Pense que é importante você usar seus pontos fortes para eliminar de vez as fraquezas. Abuse do que tem de melhor para continuar sendo referência para seus clientes e fornecedores.

Aproveite então as informações sobre a análise SWOT para auxiliar no diagnóstico dos ambientes externo e interno da uma loja. Reforçamos que no Flix do Varejo você tem acesso a e-book, planilha e um webinar super bacana com tudo que você precisa saber sobre a análise SWOT. Seja assinante. Clique aqui.

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