Após falarmos por duas semanas sobre a importância de um bom gerenciamento de compras aqui no blog Flix do Varejo, precisamos destacar também a gestão de fornecedores.
Os dois temas estão interligados e é ideal que os fornecedores estejam inseridos nos processos da empresa para entender as necessidades, facilitar as negociações e reduzir riscos na hora da compra.

É nesse processo que será possível ter um melhor controle das atividades operacionais, que envolve o elo entre loja e fornecedores. O varejista consegue obter maior eficiência e produtividade na loja porque poderá ficar muito mais fácil controlar os prazos de entregas e de pagamentos, conseguir negociar melhor as compras com melhores preços e opções de pagamento. Além disso, ficará mais atento aos estoques principalmente quanto aos itens que faltam.

Antes colocada em segundo plano pelas empresas, a ação estratégica agora passa a fazer parte da rotina do varejo que entendeu o quanto uma relação de custo x benefício pode agregar bastante ao negócio. Seja para obter bons produtos e aumentar o valor agregado deles ou até garantir competitividade dos preços.

A ESCOLHA

Parece ser uma tarefa fácil definir a lista de fornecedores, mas nas grandes redes ou em lojas onde a demanda é grande e com maior rotatividade de produtos às vezes é preciso de uma ajudinha. O primeiro passo no gerenciamento de fornecedores é conseguir acompanhar o processo de compra de forma efetiva.

Quem são os fornecedores? Qual o contato? Quais foram minhas últimas compras e como está o meu estoque? Perguntas como essas devem ser feitas frequentemente e uma forma de saná-las é gerindo os fornecedores por meio de softwares disponíveis no mercado com a possibilidade de cadastrar todas as vendas e compras e fazer o acompanhamento de tudo.

CALENDÁRIO PROMOCIONAL

O varejista que efetuar as compras com antecedência e segui um planejamento com certeza vai sair à frente na hora de somar os lucros. Uma forma de manter o alinhamento rotineiro com os fornecedores, e comprar sem risco, é acompanhando as principais datas do mercado e ter ideia de quando deverá ser a próxima compra.

O Flix do Varejo dispõe de um calendário promocional exclusivo para orientar precisamente o lojista. Com ele é possível saber quais são os produtos sazonais, as próximas datas do varejo e ainda todas as datas para montagem de decoração, de compras e desmontagem.

BOM RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO

Tecnologias à parte, um ponto que nunca falha é o relacionamento. Ter uma boa relação com os fornecedores é positivo para obter benefícios na compra dos produtos e conseguir fazer boas negociações.

A partir do momento que o lojista consegue criar essa relação de confiança e segurança com os fornecedores, o momento é de estabelecer um patamar de informação onde os dois vão conversar a mesma língua e estarão abertos às críticas construtivas. A comunicação também deverá ser alinhada seja por meio de feedbacks diretos ou planejamento de medidas corretivas.

CADEIA DE SUPRIMENTOS

O lojista só vai conseguir alcançar a eficiência nesse quesito se souber lidar com todo o processo da cadeia de suprimentos. Vai ser dessa forma que ele conseguirá ter acesso a preços mais baixos ou produtos com menor prazo para entrega e outros benefícios, a partir da escolha de uma base de fornecedores ideal e que atenda as reais necessidades da loja.

Depois de adquiridas e recebidas as mercadorias, é preciso realizar as conhecidas inspeções de qualidade para ver se tudo chegou em conformidade. Em caso de negativa, o fornecedor deve ser acionado imediatamente para prosseguir com a troca ou oferecer outra solução que seja benéfica ao comprador. Essa inspeção de qualidade ocorre como para reduzir as perdas e ruptura de estoque e ajuda na avaliação de fornecedores.

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