Como é a gestão do seu negócio? Sabe aqueles problemas que acabam passando despercebidos e podem resultar no declínio da loja? Pois bem, aqui no blog nós listamos os principais erros que matam as vendas. Também apresentamos algumas soluções para superá-los no dia a dia. Agora, vamos mostrar ferramentas e plataformas que podem facilitar algumas práticas corretivas e melhorar a gestão da loja sem muito esforço.

Só para contextualizar, caso você não conheça, o Flix é a primeira plataforma de educação, relacionamento, entretenimento e soluções desenvolvidas exclusivamente para o varejo brasileiro. Assim, dentro do Flix o lojista encontra e-books, vídeos, consultoria online e diversos outros recursos para melhorar a loja. Os materiais são todos desenvolvidos por especialistas do grupo Martins, respaldado por consultores especialistas no varejo de vários segmentos diferentes.

Confira abaixo alguns materiais exclusivos e direcionados para garantir uma boa gestão na loja.

1 – Planejando melhor as vendas

É básico saber que toda loja precisa ir bem nas vendas para obter lucratividade. Isso, claro, alinhado a um bom planejamento. O Flix do Varejo conta com a série “Power Vendas”, de seis vídeos, cujos episódios trazem dicas valiosas para vender bem.

A série exemplifica a importância de acompanhar todo o processo de compra do cliente por meio do método A.P.O.S.T.A. e a importância de trabalhar todas as etapas que são: Abordagem, Perguntar e pesquisar, Ofereça uma demonstração cativante, Sentir e neutralizar objeções, Tome uma atitude e feche a venda. Agora é hora de Ampliar e manter o relacionamento.

Quer mais? Além do método simples e eficaz ensinado na série, ela também gera um certificado para o lojista que completa os testes de certificação.

2 – Conhecendo o cliente

É preciso fazer o reconhecimento do terreno e saber identificar o perfil do cliente para conseguir atender às expectativas dele. A série “E o Shopper Levou” mostra o relacionamento por trás de quem compra e quem consome, mostrando estratégias que fazem do shopper um cliente fiel à loja.

Além disso, há conteúdos complementares em vídeos e podcasts para complementar o assunto. E o lojista também pode obter um certificado após concluir o teste online.

3 – Sendo cada vez mais tecnológico

Nos tempos atuais, de mudanças contínuas e diárias do mercado, investir em tecnologia é essencial para que a loja se destaque da concorrência. O Flix possui parceiros que disponibilizam soluções como o TEF (Transações Eletrônica de Fundos), que diariamente ajudam o pequeno e o médio varejista com uma solução segura e completa para meios de pagamentos eletrônicos de cartão crédito, débito, recarga de celular e conciliação de cartões.

Ainda traz benefícios como: gestão fácil e centralizada, painel on-line das transações, tranquilidade de receber todos os cartões que forem homologados, central proativa de monitoramento, suporte técnico especializado 24×7 durante todo o ano com ligação 0800 e 3003 aliado a estabilidade e segurança.

Há ainda soluções de automação e tecnologia, que possibilitam e melhoram a operação e gestão do pequeno e médio varejo de qualquer segmento comercial.

Sabe qual é a importância de conhecer melhor sistemas como o TEF? Em breve as empresas com tecnológicas que aumentam a agilidade no atendimento e dão segurança ao consumidor vão tomar a frente do mercado. É importante que o varejista leve sua competitividade para a esfera da tecnologia também. Como? Se atualizando e sempre buscando se comparar com mercado de ponta.

4 – Controlando o estoque

O estoque da loja deve ser tratado com muito zelo e qualquer ingerência no setor pode comprometer todos os resultados. Na plataforma, o varejista tem acesso a e-books sobre inventário de estoque, artigos sobre o controle de estoque e ainda dicas de como evitar perdas no estoque que constam no primeiro episódio da série “Procurado”.

O melhor é: esses conteúdos foram feitos por especialistas de renome e adaptados para uma leitura simples e gostosa. Então independente de quem precisa estudar, é acessível: para o dono, os gerentes, os caixas, os repositores, todo mundo.

5 – Ampliando o canal

Se na retaguarda da loja física há o e-commerce, ótimo! Mas se não há, calma: existem muitos meios de aumentar a presença da sua marca para os consumidores. O que não pode é deixar seu negócio se acomodar e limitar o varejo a um canal só.

As redes sociais são ótimas aliadas para dar visibilidade à loja e atrair clientes com ofertas e linha de produtos inovadores e/ou exclusivos. Muita gente também já passou a migrar para canais como o Instagram, para vender os produtos diretamente por lá.

O artigo “Aumente sua visibilidade e vendas com as redes sociais”, disponível exclusivamente para assinantes do Flix, traz um panorama completo dessa realidade. No quadro Flix Entrevista, o consultor Bruno Figueiredo também dá dicas de utilização de redes sociais e WhatsApp no trabalho. Vale a pena conferir!

6 – Monitorando os custos

O lojista precisa estar sempre atento aos custos operacionais para não correr o risco de inviabilizar o negócio a pequeno e médio prazo. Para se orientar mais sobre o assunto, os artigos da plataforma “Tendências para o Varejo” e os “Indicadores de Gestão no Negócio” podem ser ótimos aliados para se organizar e entender como gerenciar melhor os custos, sugerindo dicas fáceis de por em prática na loja.

7 – Entendendo o fluxo de caixa

Não monitorar do fluxo de caixa também é um erro crucial e que pode fracassar o negócio. Para entender qual o melhor manejo nesse setor, o Flix Entrevista exibe um bate-papo interessante sobre gestão de fluxo de caixa com o consultor José Ricardo Mendes.

A entrevista é dividida em duas. Além disso, está disponível o artigo “A importância de uma boa gestão do fluxo de caixa”, que também expõe dicas de fácil aplicação sobre o tema.

Saiba mais

O Flix do Varejo é uma plataforma criada para ajudar o lojista a entender em qual etapa está sua loja, e quais são os próximos passos para crescer. É alimentado por especialistas do varejo e adaptado para o modelo de educação e entretenimento, onde todos os assuntos são tratados de maneiras leve e bem-humorada, facilitando o aprendizado para todos nossos leitores.

Se interessou? Você tem três opções então:

1 – Seja um assinante a partir de R$19,90 e tenha acesso a todos os conteúdos!

2 – Envie um e-mail para contato@flixdovarejo.com.br e agende uma navegação para conhecer a plataforma e todos os seus recursos.

3 – Faça uma conta empresarial por R$49,90 e tenha acesso a nossas ferramentas direcionadas para lojistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here