Já conversamos nos artigos anteriores sobre algumas vantagens que o WhatsApp Business traz para as contas comerciais e como o varejo pode se beneficiar desses recursos.

Os recursos exclusivos para as empresas ajudam a melhorar a experiência do cliente, aproximando-o mais ainda da loja e otimizando a comunicação, principalmente agora durante a pandemia, em que as relações comerciais se estreitaram ainda mais por meio dos canais digitais.

Além de smartphones com os sistemas Android ou iOS, o aplicativo também pode ser acessado pela versão web, assim como o WhatsApp tradicional. Essa plataforma gratuita pode ser muito mais eficaz no canal de atendimento remoto do que se pensa. E vamos agora detalhar oito razões para justificar o uso da nova versão do aplicativo de mensagens.

1 – Número fixo da loja como contato no WhatsApp Business

Uma das novidades do WhatsApp é que com a versão Business o usuário consegue incluir o número fixo da loja como o contato oficial do aplicativo, concentrando o atendimento, seja físico ou virtual, em um canal telefônico só.

Então, para colocar o telefone fixo basta solicitar ao aplicativo, na hora que estiver criando a conta, para enviar o código de ativação por chamada. Em seguida, você receberá uma ligação pelo telefone fixo e vai precisar escutar o código de seis dígitos, para digitá-lo no aplicativo e começar a usá-lo.

2 – Informações sobre a loja

Ao criar o perfil comercial, o usuário pode incluir informações completas sobre a loja. Isso inclui foto, endereço, horário de atendimento, segmento de atuação, página eletrônica e e-mail para contato.

Os dados ficarão ativos no aplicativo e facilitará a identificação por parte do cliente, que terá acesso prático às informações. Além de deixar o perfil da loja no WhatsApp com “ar” mais profissional.

3 – Mensagens automáticas WhatsApp Business

A possibilidade de enviar automaticamente mensagens de ausência ou de saudação é outra novidade do WhatsApp. O recurso possibilita que o lojista já deixe as mensagens prontas para serem enviadas sempre que o cliente fizer o primeiro contato via app.

É uma forma de aproveitar a linguagem com o público e dar um respaldo para que o cliente não se sinta ignorado. É possível ainda agendar os horários em que essas mensagens poderão ser enviadas aos clientes.

4 – Respostas rápidas para facilitar conversa

O WhatsApp Web permite criar mensagens rápidas para usar nas conversas com os clientes. Essas respostas ajudam a agilizar o diálogo e podem facilitar também numa resposta de agradecimento. Por exemplo, quando o lojista vai responder basicamente a mesma mensagem para todos os clientes.

As respostas rápidas podem ser criadas pelo usuário e postadas na caixa da conversa também a partir de comandos do teclado. Exemplo: ao digitar no teclado “/obrigado” para agradecer o cliente, a mensagem completa aparecerá na tela e basta o proprietário clicar para enviá-la sem precisar reescrever o texto tudo de novo.

5 – Etiquetas organizam as conversas

Com a nova versão, é ainda possível utilizar a função de etiquetas para organizar melhor as conversas com os clientes e não se perder, nem correr o risco de deixar alguém sem resposta.

As mensagens podem ser categorizadas da forma como o lojista definir, atendendo às demandas do estabelecimento. Seja para separar os pedidos mais urgentes ou identificar os contatos mais rápido. O recurso é eficiente na seleção das demandas recebidas via app.

6 – Métricas para direcionar estratégicas

O WhatsApp Business permite ao acesso relatórios completos das conversas com a clientela. As informações emitidas englobam quantidade de mensagens enviadas, entregues e mensagens lidas, bem como o número de contatos recebidos.

As métricas ficam disponíveis nas configurações do próprio aplicativo, pelo smartphone. E são elas que vão ajudar a nortear as melhores estratégias de marketing e a eficiência do canal na proximidade com o cliente.

7 – Catálogo de produtos para expor mix

O varejista também pode aproveitar para expor uma série de produtos pelo WhatsApp. O recurso de catálogo de produtos, por exemplo, possibilita a criação de um mostruário virtual. Então, permite que o cliente veja na palma da mão o mix ofertado, além de preços e características do produto.

Criar um catálogo não é tarefa difícil e basta ir até em “configurações da empresa”, tocando em “catálogo” em seguida. Depois de adicionar os produtos pretendidos, coloque todas as informações sobre o item e cadastre.

8 – Botão para ativar conversa em anúncios

Um recurso eficiente na nova versão é o de incluir o botão do WhatsApp na loja em anúncios do Facebook. Assim, sempre que o cliente ver um link patrocinado na rede social, poderá clicar no botão “enviar mensagem” para ser direcionado rapidamente ao chat da loja.

Ao abrir a conversa, o cliente já terá de imediato acesso a algumas informações. Além disso, poderá fazer seu pedido ou tirar dúvidas rapidamente por ali. As lojas têm até 24h para responder os potenciais consumidores e conseguirão analisar as estatísticas adicionais sobre essas conversas.

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