A importância do sortimento no varejo está relacionada diretamente ao desempenho dos negócios. É preciso entender que nem sempre se trata de quantidade, mas qualidade na distribuição dos produtos para atrair de forma certa o público-alvo da loja.

O sortimento é basicamente a quantidade de itens comercializados em determinadas categorias dentro da loja como cuidados pessoais, limpeza, perecíveis e as respectivas subcategorias. Esse conceito ajuda o lojista a ter um maior entendimento sobre os segmentos e as variedades de produtos que pretende se vender e quais as marcas, por exemplo.

Esse mix pode ser modificado de tempos em tempos, conforme a necessidade de consumo dos clientes. Para isso, a loja precisa estar atenta a uma série de fatores que vamos apresentar já já para você poder acompanhar essas métricas e fazer as devidas mudanças quando necessário.

Análise de sortimento

Agora que temos uma ideia sobre o que é o sortimento, precisamos saber como analisá-lo uma vez que é isso que dará eficiência ao processo e ajudará a impulsionar as vendas da loja. Muitos estabelecimentos pecam pelo excesso e a disposição de produtos em maior quantidade pode gerar impactos negativos na percepção do cliente.

A ideia é sempre ofertar opções de produtos a ele, seja de primeira ou segunda linha. Só que deixá-lo muito na dúvida do que levar acabaria acarretando outras situações distintas aos resultados que queremos alcançar. A frustração com a compra seria uma delas.

Definindo o sortimento de produtos

O melhor jeito de conseguir avaliar adequadamente todas as categorias e subcategorias da loja é analisando alguns critérios que melhor ajudariam a definir esse sortimento. Mas como?

A gente elenca alguns desses pontos: avaliando a participação dos produtos nas vendas mensais, margem de contribuição, averiguar se há aumento ou queda de procura nas categorias, quais itens têm maior saída e variação de preços.

Tendo todas essas questões consideradas, a boa gestão de sortimento está garantida para o varejo. Ferramentas disponíveis no mercado também são uma ótima ajuda nesse sentido. Abaixo vamos falar sobre o Maxmix!

Necessidades x benefícios

Como falamos no início do artigo, o sortimento nem sempre vai ser referência de muitos produtos expostos nas gôndolas. Mas variedade na medida certa. O varejo necessita de um mix atrativo para fidelizar o consumidor, da mesma forma que o shopper pretende achar o que procura no ponto de venda.

O ponto de equilíbrio desse processo é conseguir fazer um planejamento mais detalhado do mix da loja, pensando na exposição e na execução perfeita desses produtos no PDV. Podemos pensar que a análise desse sortimento deve priorizar dois aspectos: variedade e profundidade.

No quesito variedade, a loja investe em uma grande quantidade de marcas e categorias e departamentos para ofertar aos clientes. Em relação à profundidade, se trata da condição da loja em contar com mais opções dentro de cada categoria.

Para que você, varejista, consiga suprir essas necessidades e alcance os benefícios proporcionados pelo sortimento na medida certa, terá que analisar o máximo de informações possíveis sobre o público-alvo. Além disso, é importante buscar conhecimento sobre o segmento de atuação da loja e os concorrentes.

Maxmix

O bom gerenciamento das categorias da loja também pode ser assegurado por ferramentas direcionadas que o mercado disponibiliza. Aqui no Flix do Varejo não fugimos à regra e oferecemos o Maxmix, que traz duas soluções completas para ajudar o pequeno e médio varejo a realizar o gerenciamento de categoria com propriedade e assertividade.

Com esse recurso, o varejista consegue criar planogramas de gôndolas em tempo real, por categoria, estado e tamanho da seção. O Maxmix também oferece um estudo personalizado e completo do sortimento de mix na loja.

O Maxmix é uma solução exclusiva para assinantes PJ do Flix do Varejo. Vem ser assinante, vem! Clique aqui!

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