Seja para descansar ou pular Carnaval, já é tempo de abrir alas para o feriado tradicionalmente brasileiro passar e o varejo alimentar faturar. Prepare as alegorias e dê nota 10 para os quesitos ofertas, reposição do mix e arrase no enredo de vendas!

Correndo das festividades carnavalescas, muita gente aproveita o momento para viajar para locais calmos e de descanso. Estima-se que cerca de 2% da população escolhe passar o feriado em locais afastados ou retiros religiosos. Não à toa, as compras em grande volume de produtos de higiene e varejo alimentar ocorrem em até duas semanas antes do Carnaval que, neste ano, vai de 22 a 25 de fevereiro.

Além disso, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o SPC Brasil, no último ano, revelou que 39% das pessoas aproveitariam o feriado prolongado para viajar. Os locais de hospedagem mais citados eram casa de familiares e amigos (37%), hotéis ou pousadas (28%) e apartamentos, sítios ou casas alugadas (16%).

Devido a esse comportamento, é inevitável que o setor supermercadista seja um dos de maior faturamento para a época diante da necessidade de se comprar produtos para consumo pessoal e básico. E se você ainda não tem consciência disso, relaxa que está em tempo e 0 Flix do Varejo vai te ajudar a se organizar.

Qual produto priorizar no Carnaval?

São pelo menos quatro dias de reclusão em retiros espirituais ou de passeios isolados com a família e amigos. As compras de supermercado vão precisar suprir as necessidades desses grupos que vão se isolar da festa popular.

O consumidor costuma gastar muito com bebidas nesta época do ano. Cervejas, bebidas alcoólicas destiladas, água, sucos, energéticos e refrigerantes são essenciais na lista. Alimentos para preparo de refeições rápidas como macarrão, pães de forma, sobremesas e petiscos em geral também ganham atenção na lista de compras.

Porém, não se esqueça das categorias de material de limpeza e higiene pessoal para atender à grande demanda de quem vai fugir do tumulto urbano para relaxar em retiros ou propriedades rurais onde o acesso às compras é mais complicado.

O Flix do Varejo disponibiliza calendário promocional para supermercados e também para quem é de material de construção, farmácia e vestuário. Se você é assinante pode baixar todos os arquivos de 2020 por segmento. Mas se você não é assinante, você pode visualizá-los na nossa versão demonstrativa. Nele, você se prepara para as vendas sazonais ao longo do ano e ainda conta com uma lista de itens para cada época.

Leia também: Liquidações de janeiro: pra zerar o estoque

Leia também: Fachada de Loja – como atrair seu cliente para dentro da loja?

Boas ofertas, muitos clientes no Carnaval

Um ótimo atrativo para atrair o shopper para sua loja é oferecer ofertas e despertar nele a vontade de preferir o seu supermercado ao do concorrente. Mais do que gostar de um “ziriguidum” de Carnaval, o brasileiro quer mesmo poupar o bolso e ter uma boa experiência de compra.

Priorize as ofertas nas seções com maior movimentação como bebidas e açougue. Tente uma boa negociação com os fornecedores para conseguir margem para os descontos e lembre-se de ficar atento ao estoque porque à medida que os produtos vão saindo das gôndolas é preciso ter uma reposição imediata.

Não deixe para se planejar de última e correr o risco de sofrer qualquer penalidade. Se organize e arrase no desfile de vendas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here