Gerlis, a esposa Débora e os filhos
Filipe Heitor e Giovanna

Gerlis Dutra da Silva Leite, de 33 anos, é advogado, casado com Débora Rodrigues Amorim Dutra, pai de duas crianças e um empreendedor ávido por aprender mais sobre o varejo. Sua história com o Grupo Martins começou na adolescência quando trabalhava com o pai que tinha um supermercado na cidade de Tucumã (Pará).

Após a experiência com o pai, em 2007 Gerlis montou seu primeiro supermercado, também em Tucumã. Na carreira solo, o varejista se debruçou nos estudos de mercado e aproveitou as ferramentas disponibilizadas pela Universidade Martins do Varejo (UMV), do Grupo Martins, para alcançar os resultados desejados na primeira loja, que esteve no mercado de 2007 a 2010.

Nessa época ele recebia a revista Vitrine do Varejo, cujo conteúdo hoje é 100% em plataforma digital, despertando nele o interesse de colocar em prática o conhecimento que adquiria e que poderia aplicar na loja.

No ano seguinte (2011), Gerlis se mudou para Aparecida de Goiânia (GO) para se dedicar aos estudos e abriu seu segundo negócio, o supermercado Servilar. Bom gerenciamento, estocagem, atendimento e, claro, bom faturamento foram alguns dos pontos que ficaram ainda mais alinhados na empresa pós conhecimentos via UMV.

“Eu sempre gostei muito de ler e eu costumo dizer que devo muito ao Grupo Martins porque basicamente tudo o que eu tive de conhecimento em relação ao varejo começou com a revista Vitrine do Varejo que recebíamos. Tudo o que eu via lá achava interessante e sabia que era uma fonte confiável de informação”, contou.

Leia também: Metas 2020: 10 promessas para o seu supermercado

Leia também: Atendimento preferencial: faça valer a lei na sua loja

Servilar em Aparecida de Goiânia (GO)

Flix do Varejo: imergindo no mundo tecnológico

Em 2017, o varejista foi apresentado à plataforma Flix do Varejo, também desenvolvida pela UMV, e pôde ter a experiência ampliada. Com a ferramenta, ele conseguiu modelar toda a estrutura mercadológica do Supermercado Servilar e aprendeu a fazer as divisões de produtos por subgrupos, departamentalização e a otimização de outros processos.

“Me ofereceram 30 dias grátis e aceitei prontamente porque sempre buscava essas informações. Eu fiquei encantado! Um dia vi o senhor Alair Martins falando em um documentário que o que o Martins faz é um serviço social. Eu sou prova disso, porque sou fruto de todo esse investimento que o grupo sempre fez no varejo, em oferecer ferramentas para que nós, pequenos varejistas, pudéssemos nos qualificar”.

Flix do Varejo: hora dos resultados

Depois de assistir a uma das webséries voltadas ao varejo, Gerlis baixou uma planilha disponibilizada para assinantes da plataforma com material complementar, também com dicas de lucratividade, que ajudou na reorganização do mix e seções da loja.

Segundo o empreendedor, a planilha possibilitou que ele tivesse uma visão mais geral do negócio e tornasse a loja um grande diferencial entre os concorrentes. A percepção de gestão mudou e o resultado não poderia ser outro, né?!

O Servilar chegou a ultrapassar a margem de 250% de crescimento no faturamento mensal. Quando começou os trabalhos na loja o faturamento era algo em torno de R$ 100 mil. No ano passado, a receita registrada foi na casa dos R$ 350 mil.

Sempre em frente

Agora, Gerlis está diante de um novo desafio ao assumir a gestão de um supermercado da família que fatura atualmente milhões por ano. O empreendedor vendeu sua loja em Aparecida de Goiânia para seguir em frente dessa nova jornada, que já tem como plano a médio e longo prazo se tornar na tão sonhada rede de supermercados. A vontade de acompanhar as tendências do varejo e tudo que já aprendeu nessa caminhada vai com ele com certeza nessa jornada.

Além disso, vai com ele também a gratidão para aqueles que investem no conhecimento. Durante a entrevista para o blog Flix do Varejo, Gerlis fez muita questão de mencionar o tempo todo quem ele defende como um dos grandes responsáveis pelo incentivo aos estudos no varejo.

“Eu gosto muito do Alair Martins e gostaria de poder conhecê-lo pessoalmente um dia, por ser uma inspiração muito grande e ter feito a diferença realmente nesse país. Tenho certeza que sou apenas um entre muitos empreendedores por aí que foram beneficiados com as ferramentas da UMV, com o Flix do Varejo que segue comigo por onde eu for”, finalizou o empresário.

Servilar em Tucumã, no Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here