A reta final de 2020 nunca foi tão esperada pelo comércio. Após um ano de altos e baixos, é claro que você, varejista, espera reparar os prejuízos ocasionados pela pandemia. Só que, além disso, vem a preocupação com o começo de ano, aliás, com as vendas no começo de ano.

Já é cultural do brasileiro tentar poupar mais no primeiro bimestre depois dos gastos com o Natal e Ano Novo, além dos boletos com os tributos que começam a chegar em casa e da rematrícula das crianças.

Mas calma lá! Nem tudo precisa ser desespero. Os lojistas podem muito bem aproveitar de algumas boas práticas para reverter essa situação e intensificar as vendas no período. É possível quebrar esse ciclo de baixa maré do comércio em busca de um faturamento no mínimo razoável para movimentar os negócios.

No post de hoje, separamos quatro dicas infalíveis para vocês apostarem as fichas para o início de 2021. Confira:

1. Prospecte e fidelize seus clientes

A oportunidade é muito boa para convidar aqueles clientes que estão sumidos da loja a conferirem os produtos e promoções. Envie mensagens, pelas redes sociais mesmo ou aplicativos de mensagem, para contar a eles as novidades e falar que estão fazendo falta. É uma forma de o cliente se sentir especial para a marca e fortalecer um vínculo intimista com ele.

Além disso, é interessante prospectar novos clientes para o estabelecimento ou a loja online. Use de estratégias de marketing, e-mail ou telefone para alcançar novos públicos e se colocar à disposição para pedidos, orçamentos ou simplesmente para que eles possam agendar uma visita para conhecer a loja.

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2. Liquidações são sempre uma boa pedida para o começo de ano

Quem não gosta de uma promoção, não é mesmo?! Começo de ano não tem como falar em comércio sem as famosas liquidações e queimas de estoque. Se essas ações são usuais, é porque continuam dando resultado. Então, não se hesite!

Coloque preços promocionais naqueles produtos que estão parados nas gôndolas e no estoque, ou ainda os produtos natalinos que não tiveram tanta saída como se esperava. Destaque panetones, chocolates, bebidas em geral, porque são categorias que podem chamar bastante a atenção dos consumidores.

3. Monte kits e faça a alegria do consumidor

A sensação de estar pagando mais barato por mais produtos é irresistível no mundo do consumo. E o varejo pode e deve se aproveitar muito bem disso. Dá uma analisada na loja para ver aqueles itens que se assemelham e que podem ser beneficiados pela venda conjunta.

Você pode, por exemplo, criar kits desses itens montando embalagens de dois a três itens e impulsionar essas vendas com o famoso “ pague 1, leve 2” ou “pague 2, leve 3”. Só lembre-se de garantir os mais de 50% de margem na hora de precificar os kits para não perder o lucro.

4. Divulgue suas ações

A grana tá curta para a publicidade? Não se preocupe! É possível divulgar a loja, seus produtos e as promoções para esse começo de ano de forma prática, eficiente e sem desembolsar tanto. Para isso, as redes sociais são as melhores aliadas!

Tenha uma boa peça, domine um pouco das métricas de engajamento – quando possível tenha um profissional especializado para isso – e pronto! Jogue na internet a sua marca. Os seus clientes precisam saber que você está mais ativo do que nunca nesses primeiros meses do ano. Recorra ao Facebook e ao Instagram para expor os produtos e as promoções.

Se puder fazer algum investimento, ainda que mínimo, nessa divulgação. O Google Adwards é bem interessante e te coloca para aparecer nas páginas de busca da internet. Mídias pagas nas plataformas profissionais do Facebook, Instagram e Twitter também podem ajudar na prospecção dos clientes.

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