Janeiro.

Além de ser um novo ano, é a época das tradicionais liquidações no varejo brasileiro.

O período, que pode se estender até meados de fevereiro, traz bons resultados nas vendas.

Com as sobras do Natal, muitos consumidores buscam produtos com valores mais acessíveis e os varejistas tentam limpar o estoque que restou das festividades de fim de ano.

Mas como liquidar sem deixar de lucrar?

O Flix do Varejo sabe da importância desse período para as lojas.

Por isso, traz um ebook exclusivo que ajuda os lojistas a planejar a liquidação de início de ano e com isso sair ganhando com um período muito importante no calendário varejista.

O planejamento atrai novos consumidores

As lojas do varejo aproveitam o período de início do ano para liquidar estoque de produtos com pouca saída.

Os descontos podem chegar a 80% em alguns casos.

E isso cresce aos olhos dos consumidores.

Planeje para oferecer os produtos corretos com os preços atrativos.

Lembre-se que em time que está ganhando não se mexe.

Então, cuidado, e evite colocar os itens com boa saída nas liquidações.

Dê preferência para aqueles que estão “encalhados” ou com pouca saída.

Mas nem sempre liquidação quer dizer lucro zero.

Saber trabalhar com o estoque pode ser a diferença.

Descontos progressivos, distribuição de brindes e até os chamados “leve 2 pague 1” atraem a atenção dos consumidores e são outras maneiras de fazer com que a liquidação aumente sua receita.

Aproveitar as trocas de fim de ano para vender mais

Muitos comerciantes não dão muito valor às trocas de presentes do Natal.

Mas continua sendo um período para tentar vender mais.

Os consumidores são atraídos por promoções, descontos e liquidações.

Tente aproveitar o cliente já na loja para oferecer novos produtos.

Dicas para liquidar com ganhos

Para enfrentar a disputa por consumidores e conduzir uma temporada de sucesso, confira essas dicas básicas:

  • Identifique os produtos no seu estoque que ganharão descontos, calculando o menor valor possível de venda, sem que isso incorra em prejuízos para o negócio
  • Trace uma meta, projetando as vendas com base no preço ajustado e considerando o volume do estoque a ser comercializado durante o período da ação. Procure seguir uma série histórica, isto é, use dados de liquidações de anos anteriores
  • Estabeleça o tempo de duração da liquidação
  • Faça uma análise sobre a melhor forma de comunicar a liquidação para o seu público alvo, usando canais múltiplos de contato. Além da comunicação no interior da loja e a vitrine, trabalhe com os canais de comunicação externos ao estabelecimento, especialmente os eletrônicos como as redes sociais
  • Prepare sua equipe para melhor atender o consumidor. A capacitação dos vendedores é fundamental para que seu negócio tenha bom desempenho. É importante que a equipe de vendas conheça bem os objetivos da liquidação e as metas a serem atingidas, assim como ter domínio sobre o produto ou serviço que está vendendo

Quer saber mais sobre as liquidações de início de ano?

Confira o ebook Janeiro: O mês oficial das liquidações acessando o Flix do Varejo.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?