As empresas investem bastante em campanhas para atrair clientes, com promoções e condições que podem gerar uma experiência satisfatória e a fidelização da sua marca. Mas todo esse esforço pode ser em vão se a sua equipe não estiver à altura do que está sendo oferecido. Neste caso, é preciso pensar no marketing de incentivo.

Mas, afinal, o que é isso? Posso garantir que não é um bicho de sete cabeças e sim uma forma de investir em seus funcionários, incentivando com que eles cumpram suas metas e objetivos tendo seu esforço recompensado.

Essa estratégia traz ganhos para três lados: a empresa ganha com um funcionário motivado e determinado a bater suas metas; o funcionário, que tem seu esforço recompensado de alguma maneira; e, o mais importante, o cliente, que tem um atendimento melhor e uma experiência de compra bastante positiva.

Campanha de marketing de incentivo

Uma campanha de marketing de incentivo deve ser elaborada em três pontos centrais: o primeiro é a motivação, criando metas que devem ser atingidas. Em seguida, o reconhecimento dos esforços, seja individual ou coletivo para conquistar o objetivo final. E o terceiro e último ponto, a recompensa.

Então vamos às vantagens de se implementar essa ação de endomarketing na sua empresa. O primeiro é ter sempre os seus funcionários motivados, melhorando o ambiente de trabalho e assim refletindo no resultado financeiro da empresa. Aposte em premiações que vão de viagens a opções de lazer, além das remunerações.

A segunda vantagem é manter o seu time de funcionários unido, pois assim as metas serão atingidas. Com isso, você traz aquele sentimento de união e mantém neles a vontade de permanece na empresa, já que se sentem importantes dentro do processo. Além disso, acaba reduzindo o turnover, a rotatividade de profissional.

E esse ponto está ligado diretamente à terceira vantagem, a financeira. Isso porque com o turnover em baixa, vem menos gasto com contratações e demissões, reduzindo também o custo com treinamento de novos funcionários e a rescisão dos que estão deixando a empresa.

Planejamento

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o marketing de incentivo, é hora de apresentarmos dicas de como elaborar a melhor estratégia para atingir seu objetivo, que é aumentar vendas e faturamento com funcionários motivados e cada vez engajados com a imagem da empresa.

  • O primeiro passo é determinar as metas e objetivos a serem alcançados pela sua equipe. Não crie alvos inalcançáveis, pois assim você causa desestímulo e frustração nos funcionários. Efeito contrário do que você busca em sua empresa;
  • Em seguida, determine quais prêmios serão colocados à disposição caso batam as metas estipuladas. Garanta que haja clima de cumplicidade, aliada a competitividade. Todos têm que ter vontade de participar, se sentir importantes. Como dito acima, prêmios como viagens e opções de lazer são sempre bem vistos. Além disso, cursos de aprimoramento profissional e remuneração;
  • Fechando a lista, é hora de avaliar os resultados da campanha de marketing de incentivo. É nesse momento que você deve fazer alguma adequação para a próxima ação com os funcionários tenha números ainda melhores como, por exemplo, dar um upgrade na premiação.

É importante ter uma comunicação clara com seus funcionários com o objetivo de criar processos evolutivos. Lembre-se que o foco principal é melhorar os números da empresa. Mas também fazer com que sua marca seja a segunda pele da equipe.

Coloque em prática essas dicas e depois nos conte sobre os resultados. Até a próxima!

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