Será esse um Dia das Mães histórico? Como serão as vendas para a data? Com a crise gerada pelo novo coronavírus, as dúvidas são inevitáveis, mas o que fazer diante desse cenário que é real? Se a sua loja está na lista dos estabelecimentos permitidos para funcionamento aproveite para fazer a diferença, seja você do segmento de varejo alimentar, material de construção, decoração, floricultura, entre tantos outros potenciais para o Dia Das Mães, celebrado no próximo domingo, dia 10 de maio.

Mesmo diante da pandemia em que o mundo vive, existem algumas possibilidades que precisam ser observadas e que podem ser o ponto chave para as vendas este ano para o Dia Das Mães. Com ou sem crise, não tem como fechar os olhos para a data e por mais que o cenário aponte para o lado negativo, alguns números dão esperança de que a data pode não ser tão ruim assim.

Segundo pesquisa da BEUP para análise e insights da Globo 2020, 69% das pessoas vão comemorar a data e 85% deste público vai presentear a mãe. Os que disseram que não vão comemorar, afirmaram que vão mandar pelo menos uma lembrancinha. Entre os itens que estão na lista de compras com 34% aparecem os perfumes, e na sequência são roupas com 29%. Chocolates e doces (25%) também estão na lista, assim como flores (20%) e acessórios (19%).

Independentemente do seu ramo de atuação, diferenciar-se neste momento é fundamental para que sua ação tenha sucesso. E diferenciar-se inclui você oferecer na sua loja algo que antes não tinha e que pode acabar sendo o presentão para muitas mães.

Reforçamos que se você ainda não tem venda online, não vai dar tempo de correr para atender a demanda do Dia das Mães, mas com certeza para as datas futuras. Afinal, ele vai ser o principal canal de vendas nas comemorações deste ano. Vamos a mais dicas:

Refeição em casa no Dia das Mães

Se a recomendação é que as pessoas fiquem em casa, pode apostar que muitos vão optar por fazer um almocinho especial para as mães. E para essa preparação a prateleira do supermercado será foco de quem vai para a cozinha. Além dos alimentos, destaque também para bebidas como sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas, e sobremesa como chocolates, bombom, sorvete, entre tantos outros.

Ah, não descarte que o momento pode ser propício para um delicioso café da manhã ou da tarde. Então mantenha seu estoque de chás, cafés, bolos, manteiga, biscoitos, pão francês quentinho … hummm…

Receitas nas redes sociais

Sim, nós comemos com os olhos. E já que estamos falando em comida, que tal usar as suas redes sociais para postar deliciosas receitas? Abuse de imagens que destacam cores, misturas e ingredientes que dão água na boca. São maneiras de chamar a atenção de quem está do outro lado da tela para dentro da sua loja comprar tudo para o preparo da receita. Não se esqueça de interagir com o seu cliente, que pode querer tirar uma dúvida sobre a receita postada ou se um ingrediente está disponível na loja.

Casa acolhedora

Tudo bem que nós, brasileiros, gostamos muito de uma boa comida ao lado de excelentes companhias, não é mesmo? Já pensou essas duas coisas juntas a um ambiente harmonioso? O Dia das Mães pode ser uma excelente oportunidade para quem quer dar uma mudada no visual de algum cômodo para celebrar a data.

Aqui vale, por exemplo, pintar uma parte da parede da sala ou da varanda, mas antes dessa pintura pode ser que seja preciso passar uma lixa. Sabe aqueles quadros que estão guardados há tempos? Pode ser a hora certa para isso. Então é hora de ter parafusos, buchas, martelos e porque não uma furadeira!

Se você é do ramo de varejo alimentar, pode ser uma boa montar o seu cantinho de material de construção na loja. Agora, se você já é deste segmento, aproveite para despertar esse interesse nos consumidores em fazer ele mesmo esses pequenos reparos em casa.

Tudo pode ser especial

Já falamos acima das expectativas de compras para o Dia das Mães e as flores sempre estão em alta. Independente do seu ramo, aposte nessa opção. A busca pelo item pode ser tanto para presente como para enfeitar a casa para a comemorar a data.

Mesas e cadeiras também podem ser essenciais para montar o cantinho do churrasco para o domingo das mães. Nessa lista entra ainda as carnes, cartão, espetos, grelha, tomate para um bom vinagrete, pão com alho e uma lista infinita de opções.

Criatividade no Dia das Mães

O momento pede muita criatividade. Olhe para o seu ramo e pense como você vai trabalhar para cativar o público que este em busca de algo para sua mãe. E pode acreditar que o presente dessa mãe pode sim estar na sua loja.

Comprar do comércio local é a bola da vez já que estamos no período de isolamento social. Isso significa que a distância para as compras será curta e pode ser aí, na sua loja. Para os que vão optar pelas compras online, a preferência também será pelo comércio mais próximo. Ele não vai querer arriscar em comprar algo que pode ser que chegue depois do Dia das Mães.

Esteja pronto para essa data. Use o lado emocional para encantar o seu público. Se as famílias estão tendo que reinventar seus entretenimentos devido à recomendação do isolamento social, é hora de você também pensar fora da caixa. Proporcione a essas famílias um momento único!

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