Com um universo de quase 2 bilhões de perfis, sendo 130 milhões no Brasil, o Facebook é uma plataforma virtual que, além do uso pessoal, pode, e deve, ser utilizada como ferramenta comercial, por se mostrar um grande aliado para quem utiliza a internet para a venda de produtos.

O aplicativo possui duas propostas de perfil que podem ser utilizados: o pessoal e o comercial. Entretanto, isso muitas vezes acaba causando uma certa confusão. Por isso, é preciso entender as diferenças entre perfil e página.

Facebook pessoal e comercial

O perfil é utilizado por pessoas físicas, que compartilham de momentos e informações para que outras pessoas, entre amigos e familiares, possam acompanhar. Além disso, tem recursos como agenda de eventos, grupos de discussão, marketplace, jogos e lembretes de aniversário.

É no perfil pessoal que as pessoas compartilham fotos, vídeos e textos sobre o seu dia a dia. O número de amigos é limitado em 5 mil para cada perfil. Sendo assim, não é difícil encontrar pessoas com dois, ou três perfis abarrotados de amigos.

Já as páginas comerciais têm como proposta compartilhar conteúdos mais profissionais e comprometidos com sua área de atuação. Segundo números apresentados pelo Facebook, já são mais de 80 milhões desses perfis de negócios.

A plataforma permite que as “fanpages” sejam administradas por diversos perfis, endereço físico e assinatura da marca, além de aceitar número de seguidores ilimitado. Empresas que atuam com vendas online têm à disposição ferramentas que auxiliam na exposição dos produtos, incluindo o Facebook Shopping, uma vitrine virtual que encaminha os interessados diretamente ao seu site.

Números apresentados pela pesquisa Facebook statistics para 2020 apontam que 44% dos usuários admitem que o Facebook influencia no seu comportamento de compra. Outro dado interessante mostra que 26% dos usuários do Facebook que clicaram em anúncios realizaram uma compra.

Pelo lado das empresas, 57% das marcas admitiram utilizar o Stories do Facebook em ações de marketing com resultados eficazes na promoção de servidos e produtos. Então, você não pode ficar para trás.

Ativo na rede social

Não se esqueça de que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Invista seu tempo em alimentar a sua página de produtos para atrair cada vez mais seguidores e clientes fiéis à sua marca. Segundo a pesquisa Social Media Trends 2019, 96,2% das empresas já têm como estratégias de vendas online a utilização de redes sociais.

Não podemos esquecer que, de acordo com a política e termos de uso do Facebook, é vedado o uso de perfis pessoais por empresas, sendo necessária a criação das páginas. Se acaso tenha criado por engano, você pode fazer a mudança no próprio administrador do sistema.

Por fim, confira abaixo algumas características que diferenciam um perfil de uma página:

PerfilPágina
Uso pessoalUso profissional
Os usuários adicionam como amigo em quantidade limitadaOs usuários curtem e as curtidas são ilimitadas
Nível único de administraçãoAdministrado por múltiplos usuários em diferentes níveis
Personalização básica (avatar e capa)Personalização avançada (avatar, capa, CTAs)
Informações de pessoa físicaInformações de pessoa jurídica (marca)
Envio de mensagens individualEnvio de mensagens em massa
No máximo 5 mil amigosIlimitado
Abas especiais
Estatísticas (Facebook Insights)
Plataforma de anúncios (Facebook Ads)

Veja também:

Cantinho faça você mesmo: implante na loja esse espaço
Funcionário motivado é sinal de sucesso nos negócios

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here