Um funcionário motivado é a alma do negócio, pode apostar nisso!

Alcançar o sucesso profissional e ver a loja atingindo bons resultados não é nenhuma receita de bolo. Mais do que traçar estratégias comerciais visando o aumento das vendas e a lucratividade, o varejista precisa “olhar para o próprio umbigo”. Com isso, garantir um ambiente de trabalho harmonioso e coerente com a mensagem que se pretende passar da marca ao consumidor.

Veja pelo seu ponto de vista de consumidor. Tem atendimento melhor do que aquele de um vendedor que já te recebe sorridente na porta da loja? Que entende sobre o produto que você está procurando e durante todo o processo de compra demonstra bastante entusiasmo em te atender? Ou ainda aquele funcionário prestativo que, além do que você precisa, te deixa super à vontade para fazer as compras e conhecer a loja? Um funcionário motivado é a alma do negócio.

Tenha em mente o quanto é importante trabalhar a valorização dos colaboradores e a produtividade será garantida. Essa valorização nem sempre precisa estar relacionada à remuneração e bonificações. Se possível, ótimo. Mas vai muito além! É ter um tratamento mais humanizado, mais personalizada. Além disso, mostrar para o funcionário que, assim como a loja está à disposição do cliente, também se preocupa muito com o envolvimento dele nos processos.

Seja solícito e demonstre gratidão ao funcionário

Sempre agradeça aos funcionários por mais um dia de trabalho, por uma meta diária batida. Também pelos desafios enfrentados e, até nas dificuldades, reconheça o esforço deles. Se mostrar agradecido e demonstrar ao funcionário que o mérito dos resultados é principalmente dele, o faz sentir-se parte importante do trabalho. Com isso, ele passa a trabalhar com maior entusiasmo. Com certeza, na necessidade de dar feedbacks negativos, eles saberão separar as coisas de forma impessoal e profissional.

Faça encontros e fortaleça a união

É possível fazer algumas interações, ainda que pontuais no ponto de venda ou virtuais, para garantir a integração entre os colaboradores. Sempre que possível, realize esses eventos sociais para estreitar os laços com o time.

Seja compreensivo e compassivo

Quando um funcionário ficar doente e precisar se afastar das atividades, não apenas exija o atestado médico. Seja solidário à enfermidade dele. Pergunte se está tudo bem, se está precisando de ajuda com alguma coisa e o lembro para ficar tranquilo, se cuidando, que as coisas serão ajeitadas na empresa. Mostre que ele faz falta no trabalho, mas que a saúde e o bem-estar dele vêm em primeiro lugar.

Se faça presente e dialogue sempre

Há toda uma diferença no ambiente de trabalho em que o gerente e a chefia estão sempre presentes, auxiliando os colaboradores e supervisionando, claro sem aquela pressão autoritária. A melhor forma de garantir essa proximidade com os funcionários é conversar. Além disso, ouvi-los e resolver qualquer contratempo, de forma tranquila, antes de gerar um conflito. Mostre à equipe que ela pode confiar em você e naturalmente você passará a confiar neles também.

São algumas dicas simples para serem aplicadas no dia a dia da empresa. simples, mas muito úteis para com certeza colher bons frutos para os negócios. Lembre-se que o consumidor está cada vez mais exigente e que um atendimento exemplar faz toda a diferença. O primeiro passo é, sem dúvidas, deixar o colaborador motivado para acolher os clientes da melhor maneira.

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