Sem compras não tem vendas. Essa é uma regra básica que cabe para toda a cadeia varejista e que precisa vir acompanhada de um bom gerenciamento. Você, varejista, já se perguntou se está satisfeito com os fornecedores? Se está comprando na medida certa para suprir a demanda? Se o seu estoque está condizente com a realidade das vendas e se conta com um estoque de reserva? Ou ainda se você tem um controle do entra e sai de produtos na sua loja?

Caso a resposta seja não para todas as perguntas ou, pelo menos, tenha tido certa hesitação em respondê-las, é hora de parar três minutinhos do seu tempo para conferir as dicas que preparemos para você saber fazer uma boa gestão de compras. Na semana passa falamos sobre os riscos de não ter um estoque de segurança. Se você perdeu essa leitura, clique aqui para conferir.

Os benefícios de contar com um bom gerenciamento de compras vão desde a otimização do fluxo de caixa até a manutenção de itens no estoque sem que eles percam valor ou gerem prejuízos ao faturamento da loja. Além disso, o lojista consegue ampliar a liberdade nas negociações junto aos clientes e também fornecedores.

Vamos planejar?

Qualquer ação deve partir de um planejamento e comprar não seria diferente. O primeiro passo é organizar todas as informações sobre as compras partindo do conhecimento da demanda dos consumidores. Os pequenos comerciantes costumam anotar tudo aquilo que os consumidores procuram e, às vezes, a loja não tem. Dessa forma, quando ele voltar vai saber que o lojista deu atenção à procura e complementou o mix com o item desejado.

As anotações valem também para mensurar os estoques e identificar produtos em falta ou que estão com o prazo de validade vencendo, no caso de perecíveis. Caso a loja consiga investir em softwares que otimizem as contagens e aferição das demandas, melhor ainda!

O planejamento de compras vai auxiliar no controle da rotatividade de mercadorias e na análise do fluxo de vendas. Por isso é bom sempre contar com um calendário de compras, especialmente para programar a compra dos itens sazonais para cada época do ano.

O lojista que trabalha com margem para as compras programadas costuma sair à frente porque vai conseguir se planejar com tempo hábil e minimizar qualquer impasse quanto à reposição de produtos no ponto de venda.

Contando com os fornecedores

Com a intenção de pedidos em mãos, é hora de acionar os fornecedores e negociar as compras. Sempre dê preferência para aqueles que representem marcas confiáveis, de qualidade e boas opções de preços.

Os fornecedores têm que estar aptos a entregar a compra dentro do prazo previsto e nas condições contratadas. O ideal é sempre manter uma lista atualizada, em formato de planilha, para que possa ter um acompanhamento da compra até a data da entrega e conferência dos produtos adquiridos.

Manter um bom relacionamento com os fornecedores é a melhor tática para o lojista conseguir fechar bons negócios, com preços mais acessíveis. A relação de confiança entre empresa e fornecedor também vai estreitar a relação de negócio e facilitar no acesso a promoções, campanhas e até brindes que podem ser convertidos em sorteios aos clientes ou até mesmo em vendas com valores mais baixos.

Controle da entrada e saída de itens

Quando uma compra chega, já deve estar na hora de pensar na próxima. Por isso o planejamento é tão importante para acompanhar o fluxo de saída e entrada de produtos. A reposição correta de produtos e o gerenciamento do estoque também serão de grande ajuda nesses casos.

A loja precisa acompanhar categoricamente toda a rotatividade dos itens desde o recebimento das mercadorias até a venda ao consumidor final. Seja com o uso de planilhas ou um sistema de gestão especializado para fazer o controle, não importa!

Ferramentas disponíveis é o que não falta no mercado. Lembre-se de que usar a tecnologia a favor dos processos no varejo é sempre uma forma mais rápida de alcançar bons resultados.

Na próxima semana continuamos com o tema Gestão de Compras, mas o novo conteúdo será dedicado a apresentar as ferramentas que o Flix do Varejo oferece para você aprender boas práticas em compras. Fique ligado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here