Todo mundo que faz uma busca no Google espera encontrar a resposta, não é mesmo? Imagine que alguém está buscando o telefone de contato da sua loja e esse dado é encontrado? Ponto pra você. Mas como é possível fazer parte desse universo digital? Através do Google Meu Negócio.

Através da plataforma gratuita, as empresas podem se cadastrar e sempre que houver uma pesquisa na internet, o buscador disponibilizará as informações completas como endereço, telefone, horário de funcionamento, redes sociais e localização no Maps.

O Google Meu Negócio se torna ainda mais importante em casos de potenciais clientes que estão próximos a sua loja e buscam no Google opções de compras ou serviços. Caso esteja cadastrado, terá exposição destacada logo na primeira página de pesquisa.

Além disso, os serviços prestados pela sua empresa podem ser avaliados por consumidores e você pode ainda responder a essas avaliações, que são expostas junto à descrição na busca.

Para pequenos empreendedores, fazer parte do Google Meu Negócio é mais do que uma “mão na roda”. É praticamente um plus de publicidade gratuita.

Criando a conta no Google Meu Negócio

1º passo: acesse o site da plataforma aqui e clique na opção Gerenciar Agora.
2º passo: preencha o formulário com as informações da empresa.
3º passo: confirme as informações, marcando a caixa em que confirma que é autorizado a gerenciar a empresa e que aceita os termos de serviço. Clique em continuar.
4º passo: digite o código enviado para o celular.
5º passo: pronto, você será direcionado para a página recém-criada da sua empresa no Google+.

Segunda verificação

O Google realizará uma segunda verificação do processo de cadastro do Google Meu Negócio, enviando uma carta ao endereço de registro com um link e um código. Aí é só seguir os passos e confirmar seu local no Google Meu Negócio.

1º passo: feito isso, é só editar e gerenciar sua conta clicando aqui. Encontre o local desejado no painel e clique em gerenciar local.

2º passo: na plataforma, além das informações institucionais é possível você inserir fotos e vídeos de 30 segundos no perfil, facilitando para que as pessoas que buscam pela sua empresa conheçam mais sobre os seus produtos ou serviços.

Então é hora de caprichar na sua ficha, colocar imagens atraentes e ficar sempre atento para responder as avaliações quando forem postadas. Se positivas, agradecer o retorno. Caso negativas, tente entender onde ocorreu o problema para solucioná-lo, pois a melhor propaganda é a que o consumidor divulga.

3º passo: ao preencher a ficha, o Google Meu Negócio também te dá a oportunidade de criar um site simples, de apenas uma página. Mas, funcional e responsivo, ou seja, que se adapta automaticamente com acessos em dispositivos móveis. Para isso você utilizará outra plataforma do Google, o Website Builder, de fácil manuseio. É uma excelente opção, mesmo que temporária, para quem tem um negócio local e que não tem condições de ter um site profissional. Vale considerar comprar um domínio customizado que melhora suas chances de rankeamento nas buscas do Google.

Vale a pena o Google Meu Negócio

Ainda dentro do painel do Google Meu Negócio você tem acesso a informações bastante valiosas que podem fazer a diferença na tomada de decisões estratégicas, como o que os clientes pesquisam sobre a empresa, quantas pessoas ligaram diretamente, quantas solicitaram rota até ela e quantas visitam o seu site.

Enfim, vale a pena usar o Google Meu Negócio para marcar presença na internet. Seja você de qualquer segmento ou porte. A ferramenta vai ajudar as pessoas a te encontrarem com mais facilidade. Além de permitir uma aproximação e também comunicação com os clientes.

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