Ainda não está usando o Instagram como ferramenta de vendas? Vamos lá então!

Há tempos, as redes sociais deixaram de ser somente um espaço para compartilhar momentos do dia a dia das pessoas. Isso inclui viagens, pratos preferidos, fotos e vídeos particulares.

O mundo virtual também virou espaço para quem quer faturar com essa onda digital, com empresas criando perfis comerciais para oferecer serviços e produtos.

Com mais de 1 bilhão de perfis ativos, o Instagram é uma das redes sociais mais vistas no mundo. Sendo assim, tem atraído empreendedores que buscam na ferramenta uma oportunidade de oferecer, de maneira gratuita, seus produtos e/ou serviços.

Atualmente 80% dos usuários seguem contas comerciais e aproximadamente 70% das marcas têm perfis ativos no Instagram. Mas como se dar bem em uma mídia digital com tantos concorrentes? Fácil, tem que se engajar. Por isso, o post de hoje traz pra você algumas dicas de como sua empresa pode sobressair e ganhar cada vez mais adeptos e seguidores e, consequentemente, consumidores.

Atuando no Instagram

Alguns pontos importantes devem ser observados inicialmente para ter sucesso nas vendas pelo Instagram. Além de ter uma conta comercial, é preciso ter controle sobre a qualidade do conteúdo a ser postado, com poder de engajamento para atingir um público correto. Além disso, é importante adequar sua marca às hastags (#) corretas.

O Instagram nasceu como um aplicativo de fotos e vídeos, por isso é essencial saber fazer e escolher as melhores imagens para serem postadas, pois a primeira impressão é a que fica. O cliente tem que comprar com os olhos primeiro.

Do que adianta um produto bacana se a foto está com enquadramento errado e uma iluminação desfavorável? Desperdiço de forças. E muito cuidado com a escolha do filtro, pois pode estragar uma boa imagem.

Escolhida a foto e o filtro, é hora de pensar nas legendas. Busque ser o mais direto possível, com um texto simples e objetivo. Mas, com todas as informações que quer passar. Use sempre o bom senso e evite deixar múltiplas interpretações quanto ao conteúdo. Uma má interpretação pode arruinar todo o seu trabalho.

Usando as hashtags

Feita a legenda, não se pode esquecer das hashtags. Elas têm como função ser um marcador de conteúdos, estendendo a busca por quem procura determinado produto ou serviço. É um diferencial importante que não deve ser deixado de lado.

O Instagram permite a utilização de até 30 hashtags, o que é um exagero. Procure utilizar no máximo seis e, sempre que puder, crie algumas que sejam a identificação da sua marca. Uma observação: o aplicativo não reconhece espaço e caracteres especiais nas hashs, como pontuação, &, % e assim por diante, além de não distinguir letras maiúsculas e minúsculas.

Localização e periodicidade

Outra dica é sempre identificar a sua localização nos posts. Muitas vezes as pessoas podem estar por perto ou morar nas proximidades, chamando mais a atenção.

Cuidado com a quantidade de posts diários. Muitos perfis têm a errada mania de fazer várias publicações de uma só vez (conhecido como flood). Isso faz com que a linha do tempo das pessoas que lhe seguem fique lotada de conteúdos só seu. Isso pode ser desagradável e um marketing bastante negativo.

O certo é estudar e planejar melhores momentos para publicação, onde haja mais visualização e engajamento. Normalmente, os horários mais indicados são fora do horário de expediente e final de semana. Não é uma regra, mas você também pode fazer o teste com os seus próprios posts.

Interação no Instagram

Feito o post, não se esqueça do principal: interagir com seus seguidores. Sempre que houver algum comentário, responda. Além disso, procure curtir e comentar as fotos dos seus seguidores, marcando presença também em outros perfis comerciais.

Outra maneira de conseguir um bom engajamento é fazer parceria com os influenciadores digitais. Pesquisas mostram que esses profissionais realmente influenciam seus seguidores na hora de escolher uma marca ou produto. Vale a pena pesquisar os influencers do seu segmento e tentar algum tipo de acordo.

Caso você queira investir em anúncios pagos, o Instagram Ads, vinculado a uma conta do Facebook for Business, é uma boa alternativa para melhorar o alcance dos seus produtos. Além disso, também pode usar o Instagram Shopping, um recurso liberado pelo aplicativo que permite marcar produtos em fotos com preços e links redirecionados.

Stories e IGTV

Outras duas ferramentas podem ser utilizadas gratuitamente pelo Instagram são os Stories e o IGTV. O primeiro é uma forma de divulgar vídeos e fotos por 24h, com diversos recursos de postagens, principalmente para a gravação de imagens. É muito utilizado e algumas pessoas preferem visualizá-los a ver o conteúdo do feed.

A outra ferramenta é o IGTV, extensão que permite a publicação de vídeos mais longos, com até 60 minutos de duração. Ao contrário do Stories, ele não some depois de 24h.

Gostaram das dicas? Então, aproveite o Instagem e coloque em prática o que aprendeu no seu estabelecimento comercial!

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