Ir a uma empresa e perceber que não há integração entre os departamentos.

Causando mal-estar e conflitos entre os colaboradores.

Desmotiva qualquer cliente a se tornar um fiel comprador.

O Flix do Varejo traz para você a websérie Direto ao Ponto com o presidente do Grupo Empreenda, César Souza

Ele traz dicas importantes para sua empresa prospere.

São cinco episódios que podem fazer a diferença para o seu negócio.

César fala sobre como integrar uma equipe e garantir que a empresa tenha a oportunidade de conquistar melhores resultados em conjunto com os colaboradores.

“A minha prática tem me mostrado que o maior concorrente de uma empresa está quase sempre dentro de casa. É um conjunto de fatores e circunstâncias, como a falta de uma estrutura inadequada, líderes não competentes, falta de gestão de clientes, uma série de políticas e diretrizes que não são muito apropriados e a falta de integração de pessoas, por exemplo, a briga de sócios. Ou seja, uma série de fatores que acaba derrotando a trajetória de uma empresa.”

Importância da integração entre setores

Imagine a sua empresa como um relógio, feito de várias engrenagens.

Cada engrenagem é um setor da empresa.

Se uma estraga, todas as demais têm suas funções comprometidas.

Agora, vamos levar para o dia a dia de um varejista.

Imagina você realiza uma venda e não há a integração entre os seus setores no pós-venda?

Uma compra que deixa de ser entregue, pois a comunicação entre a equipe de vendas, estoque e entrega deixou passar algum ponto?

É um passo para a credibilidade despencar.

A comunicação entre setores é a engrenagem que move sua empresa.

Uma boa integração gera resultados mais exatos e rápidos.

Saber fazer uma autocritica quanto ao funcionamento e incentivar que os colaboradores estejam engajados em buscar um objetivo comum é essencial.

“Uma das dificuldades que eu percebo é que a gente acha mais confortável ficar buscando culpados na economia, uma tecnologia disruptiva nova que surgiu, em um novo concorrente que entrou no mercado, do concorrente tradicional. Ou seja, nós buscamos sempre explicações para causas externas e a gente não se dá às vezes ao trabalho, com devida determinação e perseverança, de enfrentar os deveres de casa que precisamos fazer para superar as adversidades. E um desse deveres de casa mais importante que eu considero é buscar aumentar o grau de integração interna entre as pessoas e entre as áreas dentro da mesma empresa. Cliente gosta de ver uma empresa integrada.”

Como fazer que a comunicação funcione

Você pode criar programas de integração entre novos colaboradores.

Esse relacionamento mais estreito ajuda na comunicação e na percepção de problemas, deixando-os mais dispostos a ajudar, criando um senso de equipe, que é bastante importante para a empresa.

Independentemente do nível hierárquico dentro da empresa, é importante que as informações sejam repassadas de forma clara, obedecendo o objeto de trabalho de cada um.

Isso impacta, inclusive, nas metas a serem atingidas.

A competição interna faz muito bem para os resultados.

Ambientes que investem fortemente em comunicação clara e transparente são abençoados com funcionários mais motivados.

Eles constroem as relações interpessoais por meio desse convívio.

Não deixe de incentivar a realização de eventos, treinamentos, reuniões, happy hours ou outros momentos que promovem não só descontração, mas também a integração entre funcionários de diversos setores.

Pequenos gestos são essenciais para que a empresa crie o senso de pertencimento, o tão sonhado engajamento.

Gostou dessas dicas?

Então não perca o episódio “Team Business – Como integrar sua equipe”, que você confere no Flix do Varejo.

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