Junho é considerado um mês mais do que favorável para o comércio brasileiro.
Apostar nas tradicionais Festas Juninas, no Dia dos Namorados e na Copa do Mundo fará toda a diferença para impulsionar as vendas no varejo.
É preciso mergulhar nas oportunidades para garantir bons resultados e o primeiro passo para isso é focar a atenção para atingir seu público-alvo.
Sabemos que consumidores estão cada vez mais exigentes e os varejistas devem ser cada vez mais criativos para chamar a atenção deles.
Estamos na Era da Experiência, onde o cliente dita as regras.
Se ele gostou, irá te recomendar, do contrário as redes sociais estão aí para difundir essa expectativa negativa.
Em todos os casos, o varejista tem que se atentar à gestão do seu estoque e prazo de entrada dos produtos.
Essa experiência pode ser o diferencial que fidelize, ou não, um cliente para futuras compras.
Dia dos Namorados
Criada para suprir a baixa das vendas no mês de junho, o Dia dos Namorados é a terceira data mais importante do comércio brasileiro, atrás do Natal e das Dia das Mães. A grande aposta deste ano são os segmentos de televisores, equipamentos de áudio, telecom e afins.
Os casais tecnológicos também não dispensam um novo smartphone. Em uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago – sistema de pagamentos do Mercado Livre – ficou comprovado que os produtos mais procurados para o dia 12 de junho são os celulares (23%). Os computadores portáteis e compactos também caem na preferência de presentes desejados e que devem receber atenção nas vendas para o Dia dos Namorados.
Além das lojas físicas, o setor de e-commerce prevê um aumento no número de vendas. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de crescimento é de 10% no comércio online nas semanas que antecedem o dia 12 e junho.
Festa Junina
O tradicional arrasta pé é um dos momentos mais aguardados pelos brasileiros nos meses de junho e julho. Muita guloseima, como canjicada, arroz doce, quentão, milho cozido, paçoquinha e pé-de-moleque. A loja e todos os colaboradores precisam entrar no clima para deixar o consumidor bem à vontade e disposto às compras de produtos típicos para a festança.
Trabalhe para deixar sua loja com cara de festa junina, usando decorações com produtos típicos, como bandeirolas, balões, confetes e fitas coloridas. Alguns chapéus de palha e outros objetos do campo espalhados pelo ambiente também ajudarão a deixá-lo com um ar mais rústico.
Outra forma de atrair o público é desenvolver promoções temáticas e promover ações típicas de São João. Fazer algumas brincadeiras, distribuir comidas tradicionais dessas festas, entre outras atividades chamarão a atenção do público para sua loja.
Copa do Mundo
O que dizer do mercado de eletrônico durante a Copa do Mundo?
Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas(CNDL), um terço dos micro e pequenos empresários dos ramos de serviços e comércio espera um aumento nas vendas por causa dos jogos da Copa, número em torno de 27% na comparação com maio.
Ainda segundo a pesquisa, dos comerciantes que investirão em estrutura durante os jogos, 42% pretendem investir em promoções para atrair os consumidores. Já 20% têm a intenção de ampliar seus estoques, outros 10% vão contratar mais funcionários.
Outros 37% vão decorar os estabelecimentos com bandeiras e cores do Brasil, 25% vão aproveitar para divulgar o negócio e 22% vão ampliar o portfólio de produtos.
Foram ouvidos 800 empresários do comércio e do setor de serviços de todas as regiões do país.
Então se prepare, prepare o seu supermercado, pois essas três datas prometem movimentar o mercado de varejo e você não pode ficar de fora!
[flix_url_shortcode]