Olá! Aqui estamos para mais um conteúdo educativo para que você, varejista, tenha sucesso nas ações comerciais da sua loja. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre como o mercado sofreu com a Covid-19. Mas, ao mesmo, tempo, como as empresas foram se ajustando para uma realidade que veio para ficar, o chamado “novo normal”.

Um dos grandes aprendizados foi no quesito digital. As vendas passaram a ter esse foco devido a inúmeros fatores, como o isolamento social. Mas, a grande lição disso tudo é que as vendas online, na loja física, permanecem firmes. Mas o offline se mantém presente também.

E tem mais: o shopper acredita que ambos se complementam. Ou seja, independente se a venda é on ou off, importante mesmo é o consumidor se sentir bem com as experiências nos dois formatos.

2020 também ensinou sobre valorizar a segurança e a saúde do shopper. Organize seu espaço para isso, para oferecer a experiência de compra que ele está buscando. Ou seja, praticidade e agilidade. Ele quer entrar na loja e encontrar com facilidade os produtos que deseja com segurança. Dê atenção às suas gôndolas, exposição e segmentação das categorias para agradar seu cliente.

Marketplace e hábitos domésticos

Um exemplo de como as empresas se reinventaram foi o boom das vendas no formato Marketplace. Ou seja, empresas comercializando produtos de outras empresas. Foi uma das maneiras encontradas para a sobrevivência do setor diante dos estabelecimentos fechados em determinados períodos.

O isolamento social também mudou o hábito das famílias, que antes tinham uma rotina mais fora de casa, seja na alimentação, ao levar as crianças para escola e até mesmo ir ao trabalho. Tudo isso mudou e boa parte, se não a maioria, passou a atuar em home office, que também se mantém forte para 2021.

Então, continue focado na oferta de mix para esse novo comportamento doméstico, como os utensílios de cozinha: máquinas de fazer pão e cafeteiras. Com as famílias mais tempo em casa, cresceu o consumo e os supermercadistas também tiveram que se adaptar a essa realidade e não deixar faltar produtos nas prateleiras.

Mas, não só de comida viveu o novo normal da população. Setores de material de construção, organização e o moveleiro também se desdobraram para atender a demanda crescente de vendas. Ficar em casa acabou fazendo com que as famílias promovessem pequenas reformas, melhorias, para justamente se sentirem confortáveis e seguros.

Faça uma avaliação do seu mix, reveja a precificação e crie uma comunicação certeira para seus clientes com foco nessa nova realidade. Informar sobre os benefícios de um produto se tornou essencial no ato da compra. Além disso, a comunicação direcionada e relevante, que apresenta, inclusive, como o consumidor deve usar um certo produto, também faz toda a diferença aos olhos de quem está comprando.

O que esperar de 2021?

O varejo deve aproveitar a experiência adquirida com a situação pandêmica vivida em 2020 e aprimorar ainda mais sua forma de trabalho. Não pode deixar de lado as questões básicas como atendimento, comunicação direta e verdadeira com o cliente, estratégias de vendas baseadas em resultados e, principalmente, que atenda às expectativas do cliente.

Lembre-se que o básico precisa ser feito em 2021 e que mais do que nunca o consumidor segue em busca de experiências seguras e ágeis. Capacite sua equipe, que se engajada faz toda a diferença nas vendas.
Lembre-se também que a força da loja física permanece, assim como o online. Se preparar para atender seu público nos dois canais é mais do que ponto positivo para você. Até porque, ora seu cliente pode optar pela compra presencial, e ora no mundo virtual.

Prontos para 2021? Sim, tenho certeza que sim! Aproveitamos para reforçar que a Universidade Martins do Varejo está em constante desenvolvimento para aprimorar o seu negócio! Conheça um pouco mais sobre a UMV e sobre as soluções que são ofertadas!

Até a próxima!

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