É chegada a hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa para aproveitar o que o período do ano oferece de melhor para o varejo: as liquidações de janeiro. A temporada ocorre para dar aquela impulsionada nas vendas e limpar os estoques que ficaram do Natal e Ano Novo. Mas será que todo lojista está bem alinhado nas ações para poder disputar os clientes com a concorrência?

Gestão é tudo! E, mesmo na hora de lançar as desejadas liquidações que os consumidores adoram para driblar as datas sazonais – já que a primeira ocorre lá no Carnaval -, é preciso muito cuidado para evitar as perdas e comemorar o sucesso das vendas depois.

Muita gente começa a se planejar já na semana do Natal e, se você lojista ainda está meio perdido no tempo, não se preocupe. O Flix do Varejo selecionou algumas dicas cruciais para te ajudar nesse desafio das liquidações de janeiro. Confira abaixo:

De olho no estoque

Por um acaso as vendas de fim de ano não saíram como o planejado? O estoque encalhou e ainda tem alguns produtos na gôndola para vender? Não se desespere! Janeiro está aí para te ajudar a resolver esse problema.

A liquidação é a forma mais rápida e eficiente para gerar movimento na loja e facilitar a saída do mix. Primeiro identifique os produtos que passarão pelos descontos sempre fazendo o cálculo do menor valor possível para a venda e sem margem de risco para a loja.

Trace metas! Faça uma projeção de vendas baseada no preço ajustado dos produtos e considerando o volume do estoque que deverá ser vendido ao longo da ação promocional. Fez liquidações em anos anteriores? Se a resposta for sim, uso esses dados anteriores como métrica.

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E depois? Como vou montar minha liquidação?

O primeiro passo é o mais óbvio e, também, o mais importante. Qual a duração que vou estipular para as liquidações? Defina uma data para o começo e o término já considerando tudo o que você fará para divulgar aos seus clientes e atrair novos para a loja.

A exposição das liquidações deve ser atrativa e, de preferência, colocada à direita da entrada da loja, porque é o ponto onde os consumidores tendem a olhar quando passam pela porta de entrada.

Coloque os produtos promocionais em evidência nas prateleiras ou ilhas, quanto mais, melhor. Mas sempre respeitando a organização para que a disposição do mix seja harmoniosa.

Divulgação, o melhor remédio

Muito importante anunciar nos canais digitais, site e incrementar as fachadas com letreiros, faixas e vitrines que remetam às liquidações e que deixem claro que ali está ocorrendo um mega descontão. Uma boa dica é colocar em destaque o percentual que se está oferecendo de desconto nos produtos ou, ainda, anúncios de alguns itens com o “de x por” em reais.

Ou ainda fazer os pacotes promocionais como “leve 2, pague 1”, isso com certeza atrai a atenção de muita gente.

Aproveite para usar o banco de dados dos clientes para enviar as informações sobre as liquidações. Seja e-mail, notificações ou mensagens, use sempre esses canais em favor da loja.

Equipe em sintonia é sucesso certeiro das vendas!

Depois de preparar as estratégias para as liquidações, é hora de treinar a equipe. De nada vale boas promoções se o atendimento deixar a desejar. Lembre-se que, antes de qualquer coisa, o cliente é o dono da situação. E ele exige ter uma boa experiência de compra.

A equipe de vendas precisa estar em plena sintonia e ter conhecimento claro dos objetivos que o varejo quer cumprir com as liquidações de janeiro. Além disso, é preciso ter muito domínio do mix e os produtos que estão sendo vendidos.

Oriente os vendedores a sugerirem para a clientela as promoções para economizar. Usar argumentos como o famoso “aproveite a oportunidade para já comprar os presentes para aniversário, ou Dia das Mães, e etc” é uma boa pedida!

Aproveite as dicas e se organize pra ontem! Os consumidores te aguardam.

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