Nas últimas semanas, trouxemos aqui no Flix do Varejo a importância do e-mail marketing como uma ferramenta de divulgação e também dicas de como montar um material objetivo para que você tenha sucesso na ação. No post de hoje, vamos trazer informações para que você consiga criar uma lista de e-mails certeira, que lhe trará resultados positivos.

Mais importante do que quantidade, é ter um grupo de contatos das chamadas listas opt-in. Mas o que é isso? Antes de explicar o que são as opt-in, vale ressaltar que não são aquelas que você compra, com vários endereços de e-mail de pessoas desconhecidas e que, muitas vezes, não sabem quem é você ou sua empresa. Como não foram feitas autorizações para envio das mensagens, isso pode gerar mais prejuízo do que negócios.

Opt-in é o caminho certo

Já as listas de contatos opt-in são compostas por e-mails de pessoas que se cadastraram voluntariamente para receber o seu conteúdo. Os usuários se permitem receber o seu material através de autorização para receber mensagens eletrônicas ou a partir da assinatura de newsletters.

Entre as inúmeras vantagens está a diminuição do risco de as mensagens do e-mail marketing serem encaminhadas para a caixa de spam. Pois além do dono da conta, os próprios provedores podem bloquear o endereço eletrônico.

Isso pode ser a “pá de cal” da sua campanha. Pois diminui o alcance das mensagens e um crescimento de custo com a plataforma de envio. O que para o seu negócio nunca é bom. Então, evite comprar pacotes de e-mails e invista em alternativas para conseguir novos cadastros.

“Ah, mas eu já tenho um banco de dados com vários endereços de e-mails. Como saber se são opt-in”? Simples, confira se os contatos autorizaram o recebimento de e-mails marketing ou se tomaram ações que, por livre e espontânea vontade, autorizam seus e-mails.

São exemplos simples de autorizações as inscrição em newsletters, permissões para recebimento de novidades por e-mail e fornecimento de informações em landing pages. Mas fique atento, pois se a pessoa simplesmente se inscreveu em seu site sem marcar a opção de recebimento de mensagens, essa não conta.

Lista de e-mails autorizada

“Ah, mas e se não tiver essa autorização? Como reverter essa lista de e-mails”? Vamos por partes. Primeiro, envie um e-mail informando sobre a realização de campanhas comerciais via internet e se gostariam de receber em suas caixas de mensagens. É uma boa maneira de conseguir essas autorizações.

Outra forma é pensar em maneiras de conseguir esses endereços diretamente com seus clientes, mas de maneira persuasiva. Uma das formas é oferecendo conteúdos informativos em troca desse contato para relacionamento. Também podem ser criados formulários em seu site e formas de cadastro para receber newsletter.

Para fazer um bom formulário opt-in, foque no conteúdo. Lembre-se que nem sempre o mais “emperiquitado, papagaiado” é o mais atraente. Busque sempre analisar o seu público e fazer um material de forma assertiva e funcional. O importante é que o resultado lhe garanta uma boa quantidade de e-mails autorizados para que sua campanha seja eficiente.

Esperamos ter ajudado. Na próxima semana vamos falar sobre as plataformas de envio de e-mail marketing eficientes que farão sua campanha decolar. Fique de olho!

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