O varejo deve se reinventar sempre para manter seu negócio funcionando e evitar problemas ainda maiores com o fluxo de caixa.

Nesse artigo, vamos mostrar dicas importantes sobre como aplicar estratégias de marketing no varejo de forma eficiente, com exemplos de empresas que utilizam de artifícios mercadológicos bem interessantes e que dão resultados.

É importante lembrar que o marketing não envolve apenas propaganda. Sendo assim, envolve ações que permitem uma experiência de satisfação e fidelizam o cliente. Algumas lojas utilizam ferramenta que permitem o consumidor pagar suas compras diretamente do celular, sem utilização de cartões. Já em outras, o simples fato de oferecer wifi gratuito já traz uma satisfação positiva.

Viu como não precisa de muitas ações para conseguir um bom resultado. Aliás, ações simples também contam pontos favoráveis e como diz o ditado, “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.

Esse é um dos pontos do marketing de varejo, que pode ser definido como um grupo de ações que atraem a atenção das pessoas e que começam a consumir cada vez mais e se tornam consumidores fiéis à marca ou empresa.

Dentro do marketing de varejo existem quatro pontos principais que devem ser explorados em todas as ações estratégicas varejistas. Os conhecidos 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção. Esses pilares juntos, quando trabalhado em equilíbrio, se tornam a chave do sucesso de qualquer campanha.

Vamos jogar a varinha mágica e explicar cada um desses pilares:

Produto

O varejista tem que saber qual produto está ofertando em sua loja e levar em conta a reputação das marcas, benefícios, garantias, design das marcas.

Lembrando que ele deve adequar tudo ao seu público-alvo. Um exemplo hipotético: vender bebida alcoólica em uma seção de alimentos naturais não faz sentido. Então, por isso é importante conhecer cada item e saber trabalhá-los dentro da loja.

Preço

Vamos começar pelo básico. Na hora de precificar os produtos, lembre-se que tem que cobrir todas as despesas e deixar uma margem de lucro satisfatória. Ninguém entra no jogo para perder, e ainda mais dinheiro.

Mas como precificar os produtos competitivamente? Uma dica, faça uma pesquisa nos estabelecimentos concorrentes e tente chegar em um valor compatível a sua realidade.

Ponto

Ponto ou praça, pode escolher um desses nomes, mas saiba que é muito importante para definir o seu público-alvo e suas estratégias, pois além do acesso, tem que pensar no espaço interno com a disposição de prateleiras, PDVs e a logística de recebimento das mercadorias dos fornecedores. Fortaleça sua marca na região, sendo referência local.

Promoção

O varejista tem que atrair clientes e uma das táticas são as promoções, que muitas vezes levam ao consumo por impulso. Ou seja, vou aproveitar uma promoção de carne, mas já aproveito para comprar arroz, tomate e fazer um churrasco. Opa, não podemos esquecer a cerveja e as demais bebidas.

Então, caso queira ter sucesso em sua jornada, adote uma estratégia de marketing que busque contemplar todos os quatro pilares.

Pronto, falamos sobre os quatro Ps. Agora, vamos para mais dicas de ações de marketing de varejo que são um passo rumo ao sucesso.

Marketing de varejo

  • Foque nas suas vendas. Para vencer a concorrência é só se concentrar na forma que realiza sua venda. Os produtos são o mesmo, então busque oferecer experiências diferentes e únicas para os seus clientes. Um cliente satisfeito é o melhor marketing gratuito que tem.
  • Aproveite as oportunidades, principalmente em períodos sazonais, como Dia das Mães, Black Friday, entre outros. O brasileiro é conhecido por deixar as coisas para a última hora, e com as compras não é diferente. Então, criar facilidades para ele ajuda a conquistar a confiança, como kits especiais, por exemplo.
  • Crie oportunidades para reunir pessoas na loja, como minicursos ou eventos que envolvam toda a família. É bom manter uma rotina de eventos. Com isso, você se torne uma marca lembrada.
  • Sempre faça pesquisas de mercado e com seus clientes. Conheça bem os melhores períodos de vendas e quando sua loja está com mais movimento. São termômetros para ações de marketing mais eficiente.
  • Nunca esqueça de verificar o seu estoque. Conhecer os produtos que estão parados nas prateleiras dá dimensão de como estão as ações de trabalho da sua empresa.

E vamos fechar esse post com a cara da sua empresa. O setor de vendas. Invista em qualificação. Porque de nada adianta investir pesado em ações de marketing sendo que seus colaboradores não compraram a ideia. Como diz o lema Dos Três Mosqueteiros, um por todos, todos por um.

Então é isso. Esperamos que aproveitem essas dicas! Até a próxima.

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