O dia 8 de março está próximo e celebra no próximo domingo o Dia da Mulher. A data pode parecer apenas simbólica para muita gente, mas é a oportunidade de enaltecer ainda mais a figura feminina como protagonista de sua história. Muita gente já tem o costume de prestar homenagens e presentear as mulheres em sinal de reconhecimento e gratidão e é por isso que o varejo tem muito a agregar.

A data desperta atenção para segmentos sazonais como bem-estar e beleza, bomboniere, alimentos e bebidas em geral e elétricos. Priorize o estoque e as prateleiras com itens dessas categorias para atender a demanda que se aproxima.

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Mais do que flores, os consumidores também optam por presentear as homenageadas com cestas de chocolates ou café da manhã. Inclusive, muitas empresas recorrem ao supermercado nessas ocasiões para poder comprar bombons e itens afins para simbolizar a data homenageando as colaboradoras.

Os supermercados e farmácias, por sua vez, podem aproveitar o momento para montar cestas com produtos alimentícios e/ou de beleza e colocar à venda para a data.

Aparelhos elétricos

Alguns aparelhos elétricos voltados aos cuidados pessoais da mulher também costumam ser bastante procurados para o período, bem como secadores de cabelo, chapinhas e depiladores elétricos.

Empoderamento no consumo

O estudo Estilos de Vida 2018, da Nielsen, mostrou que 96% dos responsáveis pelas compras no Brasil são mulheres, sendo que elas destinam mais de 20% da sua renda para o abastecimento doméstico.
O custo-benefício é fator principal na hora de efetuar a compra e um detalhe: elas valorizam a experiência de compra mais do que a média masculina.

No e-commerce a realidade também não é diferente. Uma pesquisa desenvolvida pelo Ebit em 2018 revelou que as mulheres já representavam 51,5% dos compradores na internet. Os destaques nas vendas são os mercados de saúde, perfumaria e beleza.

Personalização no Dia da Mulher

Pela satisfação do público feminino estar diretamente ligada à experiência de compra, os varejistas precisam se atentar a esse perfil de consumo para fidelizar a clientela. Atos simples como uma decoração voltada ao dia dela ou fortalecer a lembrança da data oferecendo uma flor, um bombom, balas ou um gesto simples para parabenizá-las são diferenciais no varejo.

É uma forma de deixá-las se sentindo especiais e confortáveis no ambiente de consumo, o que poderá ser revertido em compras, claro.

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