Em mais de meio século, a expectativa de vida do brasileiro aumentou 50%, passando de 50 para 75 anos.

Com isso, acompanhou o crescimento e a necessidade de os trabalhadores estenderem um pouco mais da sua vida útil no trabalho.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 30% da população economicamente ativa encontra-se na idade entre 45 e 65 anos.

Diferente dos anos 60, quando um trabalhador normalmente entrava em uma empresa e ficava até a aposentadoria.

Hoje existem novas oportunidades que fazem com que um funcionário troque o trabalho quando achar conveniente.

Mas, e quando chega uma certa idade mais avançada?

Como fazer para buscar novas oportunidades de trabalho?

E para o empregador, quais as vantagens de contratar um cinquentão para o quadro de funcionários.

Esse é o tema do Flix Entrevista com a consultora de pessoas e negócios Lau Santangelo.

Experiência que agrega valores à sua empresa

O funcionário com mais de 50 anos já tem essa experiência maior e, por outro lado, ele passa também um respeito maior. O cliente ele vê aquela pessoa com mais idade como alguém mais experiente, alguém que realmente possa agregar valor para ele, até como se fosse um consultor. Talvez até por ter vivenciado aquilo que ele está vendendo ou atendendo, de alguma maneira.

Mas a pessoa que deseja ser inserida no mercado de trabalho com uma idade mais avançada também precisa estar preparada.

Buscar meios de aperfeiçoar suas técnicas, pois muitas frentes de trabalho estão evoluindo e novos mecanismos estão sendo adaptados.

Ter experiência apenas não garante um melhor resultado.

É preciso versatilidade e ter a mente aberta. Muitas vezes é necessário mudar o ramo profissional e, para isso, estar preparado é fundamental.

A possibilidade não nasce no mercado. Ela nasce dentro de nós. A gente vê pessoas maduras, aposentadas tristes, que acham que a vida acabou, sem perspectiva nenhuma. No entanto também vemos outras que tem uma energia muito grande. Quando você olha diz que só por fora que ela parece essa idade, porque por dentro é um jovem.

Áreas mais favoráveis para busca de emprego

As pessoas com mais de 50 anos devem ficar atentas às oportunidades que surgem no mercado de trabalho.

Os setores que tendem a escolher profissionais mais experientes são, por exemplo, as indústrias, que usam da experiência do funcionário como tutores dos mais jovens.

Tem muitas empresas que acabam procurando os profissionais cinquentões pela experiência que que eles têm, pela vivência que já tiveram ao longo desses anos. Inclusive, há empresas que acabam procurando manter o equilíbrio entre a jovialidade e a maturidade. A maturidade porque eles perceberam que os cinquentões têm muito mais comprometimento e engajamento acima da média. Isso de uma forma bastante entusiasta.

Outras empresas que têm tratamento com o público buscam profissionais mais experientes, por serem mais maduros e terem mais paciência, uma flexibilidade maior, um trato melhor para lidar com público.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Acesse agora o Flix do Varejo e acompanhe na íntegra a entrevista super dinâmica de Lau Santangelo, consultora de pessoas e negócios sobre os “cinquentões e o mercado de trabalho”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here