Qualquer varejo, de qualquer segmento, se posiciona no mercado para ficar em evidência da clientela e aumentar as vendas. Mas você, lojista, já parou para pensar o que tem feito para atingir esses objetivos? Suas estratégias têm dado certo? Tem aproveitado de forma correta as ferramentas digitais disponíveis para driblar a perda no espaço físico? Pensando nisso, hoje aqui no blog vamos falar sobre um desses mecanismos que tem ajudado bastante os lojistas: é o WhatsApp Business.

O aplicativo de mensagens instantâneas todo mundo já conhece, né? Ele, a propósito, tem sido um ótimo aliado para os pequenos negócios. A sua versão mais profissionalizada oferece ainda mais recursos para as empresas, sendo direcionada exclusivamente para as marcas que querem dar aquele “up” na loja e manter o contato virtual e mais intimista com os clientes.

WhatsApp em números

Um estudo elaborado pela Statista revela que mais da metade (56%) da população brasileira usa o WhatsApp desde 2017. Atualmente, mais de 95% dos smartphones no território nacional contam com o aplicativo baixado nos aparelhos.

Até o início do ano, a estimativa era de que havia mais de 100 milhões de usuários ativos do WhatsApp. Em outro estudo, desta vez contratado pelo Facebook e realizado pela consultoria Morning Consult, foi revelado que quatro entre cinco empresas já usavam o aplicativo para manter contato com os clientes desde que a plataforma foi lançada.

Logo, uma ótima oportunidade para explorar mais a ferramenta, não é mesmo? Vamos, então, entender como funciona a ferramenta o WhatsApp Business.

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Melhor performance

O WhatsApp Business foi lançado em janeiro de 2018 e pode ser baixado rapidinho, e gratuitamente, na loja de aplicativos do sistema operacional de qualquer celular (Android ou iOS).

Ela foi criada, segundo a própria empresa, justamente para atender melhor as necessidades dos pequenos empreendedores que precisavam contar com uma comunicação mais direta com o público-alvo.

O WhatsApp Business dispõe de recursos para melhorar a performance na interação entre empresas e consumidores, sejam com ferramentas de automação, classificação de mensagens e a criação de um perfil comercial da loja. Além, é claro, de preservar os recursos originais para envio e recebimento de mensagens e mídias.

Funcionamento do WhatsApp Business

Como a ferramenta funciona?

Entre as principais funcionalidades do WhatsApp Business está a possibilidade de se criar um perfil comercial, desde a mudança do tipo de conta até a inclusão de informações como contatos e site da empresa.

Outra ferramenta interessante é que ele compila os dados de alcance e engajamento na comunicação com os clientes e mostra as estatísticas para que o varejista possa acompanhar melhor o seu desempenho dentro da ferramenta. Aqui é possível visualizar quantidade de mensagens entregues e lidas.

A automação de mensagens permite criar textos automáticos, tornando a comunicação mais rápida e com a opção de criar, por exemplo, mensagens de saudação ou informações do atendimento para nortear melhor o consumidor.

É possível ainda classificar as mensagens recebidas para organizar melhor esse atendimento virtual com o cliente. Por meio de etiquetas, o usuário consegue categorizar as conversas e grupos, melhorando a experiência com o app.

A plataforma comercial também possibilita a verificação de conta para que a loja tenha o selo verde atestando a veracidade da mesma e dando mais segurança ao cliente.

Vamos começar a usar?

Agora que você já entendeu as vantagens e funcionalidades do WhatsApp Business, precisa se atentar a essas diquinhas importantes para manusear o app e conseguir resultados evidentes. Por exemplo:

  • Antes de criar estratégias de venda, conheça seu público do WhatsApp.
  • Aproveite a oportunidade para divulgar promoções e melhorar o relacionamento com o cliente. Faça ações exclusivas para ele.
  • Seja cauteloso no envio de mensagens e listas de transmissões. Ninguém gosta de ficar sendo bombardeado de mensagens. Siga um critério e padronize as mensagens e/ou mídias.
  • A linguagem pode ser mais descontraída, desde que seguindo um padrão da empresa e com base no feedback do cliente. Use a criatividade!
  • Por fim, seja ágil nas respostas. O bom do WhatsApp é que ele permite a instantaneidade das mensagens e o cliente não gosta de esperar por muito tempo. Se possível, deixe uma pessoa exclusivamente dedicada à função.

Pronto! Agora é baixar a versão e aproveitar a ferramenta!

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