Quando falamos em mundo digital no varejo, aposto que vem na sua mente a ideia de ter um e-commerce. Há um universo enorme de opções e nesta lista entra, além do e-commerce, site, blog, WhatsApp e redes sociais. Tem mais opções, mas hoje o nosso papo será sobre é focado nos perfis nas redes sociais.

E se você acha que esta não é uma realidade do varejo, observe esses números divulgados na pesquisa Social Media Trends 2019: 96,2% das empresas já aderem as redes sociais nas estratégias de vendas da empresa. Entre os principais fatores que motivam a adesão estão relacionados à visibilidade online (70,5%), a divulgação de conteúdo e outros materiais (66,1%) e a interação com o público (46,8%).

Os benefícios também são visíveis de acordo com os entrevistados da pesquisa. Pouco mais da metade (50,3%) disse que percebeu aumento de vendas e no número de clientes a partir do uso das mídias. Viram ainda como benéfico a divulgação da marca (53%) e aumento de tráfego para o site ou blog da empresa (35%).

A pesquisa também traz um dado que merece atenção: 25% dos entrevistaram disseram que a principal justificativa para não usar as redes sociais é a falta de conhecimento para gerenciar as mídias sociais. Se você faz parte desse percentual, fique tranquilo, pois é exatamente isso que vamos fazer neste post. Dar dicas para você seguir com essa jornada no seu supermercado e com isso vender mais com as redes sociais. Vamos lá!

Qual rede escolher?

Os principais canais de relacionamento e que têm tudo para dar retornos imediatos à loja são o Facebook, o Instagram e o Twitter. Os três têm suas versões profissionais e voltadas diretamente às empresas, com recursos exclusivos para quem quer ter um perfil mais mercadológico.

O Facebook é a rede mais acessada no mundo com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Ao criar uma fanpage, o usuário consegue postar textos e imagens, inclusive dinâmicas, para interagir com os seguidores/clientes. O alcance de pessoas também pode ser delimitado e direcionado às pessoas que de fato quer atingir.

O Instagram, com mais de 1 bilhão de pessoas conectadas, também é uma boa vitrine virtual para o seu negócio. Criar a conta também é gratuito e abre a possibilidade de inserir fotos e vídeos mais curtos.

Já o Twitter tem o perfil de ser um microblog para publicação de textos curtos, vídeos e GIFs. Embora não pareça muito interativa, para os supermercados essa mídia é uma ótima opção para divulgação instantânea de ofertas.

Mas lembre-se: é melhor escolher uma rede social e ter uma constância nas publicações, do que escolher várias e não conseguir efetuar as postagens em todas. Seu público deseja saber mais sobre a sua empresa e o que ela oferece, e havendo “rupturas” de postagens deixarão de seguir sua página ou perfil.

Divulgando as ofertas nas redes sociais

As ações promocionais são fundamentais para os supermercados e colocá-las em evidência nas redes é uma boa forma de atrair novos clientes. As postagens com ofertas podem ser diárias e feitas de uma vez só, em um mesmo conteúdo seja em imagem e texto, ou por pílulas conforme o destaque que quer se dar para aquele produto ou categoria.

O ideal que seja utilizado a regra 80/20 (80% conteúdos relevantes e 20% ofertas, promoções, etc). Conteúdos relevantes são informações sobre produtos, novidades da sua empresa, notícias sobre o mercado, atualidades, listas e outros, pois o usuário não quer ver apenas ofertas e promoções, ele quer saber o que a sua empresa pode oferecer para agregar valor e isso gera confiança que resulta em vendas.

Conhecendo seu público

Seja nas vendas presenciais ou online, conhecer o público-alvo faz toda a diferença nas vendas. Faça uma análise de público por meio de uma pesquisa de mercado, que pode ser feita na própria rede social ou também disponibilizar formulários no supermercado.

É importante saber sobre faixa etária, sexo, hábitos de consumo, classe social, dia preferido das compras, frequência que vai ao supermercado, entre outros. Com essas informações é mais fácil você realizar campanhas focadas. Essa é uma maneira de atrair novos clientes e de fidelizar os antigos.

Destaque o que há de melhor

Tem novidade na loja? Abriu um novo setor? Qual o seu diferencial? Lembre-se de divulgar tudo o que chama a atenção dentro do estabelecimento e que, talvez, a concorrência não tenha se atentado. Os bastidores da loja também carecem de destaque nas redes sociais. Esse é o diferencial!

Anúncios patrocinados

As três mídias, que são as principais disponíveis atualmente, oferecem a opção de promover postagens para alcançar um maior número de pessoas e determinadas regiões. São os chamados anúncios patrocinados. Não é caro e o custo-benefício é perceptível. A ferramenta pode ser usada em uma oferta de maior abrangência, um sorteio, uma campanha, entre outros.

Seja antenado

A internet é quase uma terra sem lei. Claro que é preciso evitar excessos e, evidentemente, ter um profissional socia media ajuda bastante. Mas uma dica fundamental é ficar bem atento ao que tem repercutido nas redes sociais e aplicativos de mensagens e que se tornam virais na rede. De forma bem humorada desses conteúdos que viralizam, temos os famosos “memes”.

É possível que o supermercado aproveite a onda e “brinque” com o contexto adaptando para alguma divulgação das páginas e ofertas. Além de o engajamento trazer muito mais resultados, a proximidade da marca com o consumidor multicanal aumenta. Leia aqui sobre o Consumidor DC.

Periodicidade

Se está na rede social, é preciso manter uma constância nas publicações. A dica é postar pelo menos uma vez por dia, chegando a três, no máximo, na mesma data. Do contrário pode causar um desconforto ao consumidor, que pode optar em dar adeus à sua rede devido ao excesso de posts.

Na internet, as pessoas estão mais suscetíveis a se interessar por imagens do que texto. Por isso esses recursos estão disponíveis em praticamente todos os canais. O lojista pode divulgar textos com as ofertas ou outro conteúdo que deseja, mas é importante que sempre venha acompanhado com uma imagem como foto, flyer, vídeo ou até mesmo GIF.

Por falar em texto, muito cuidado com os erros de português. Ah!, seja sempre transparente com o seu público e nada de falar do concorrente. É bem deselegante essa atitude.

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