Loja desorganizada nunca mais

Quem acompanha o Blog Flix do Varejo está por dentro sobre as perdas causadas em decorrência de uma loja desorganizada. O canal também já destacou o quanto o layout de loja influencia positivamente na rentabilidade dos negócios. Você acredita ser uma pessoa organizada, porém, continua tendo problemas no dia a dia de sua loja?

Foi pensando em situações como essa que o Martins lançou o Flix do Varejo, primeira plataforma de educação, entretenimento e soluções desenvolvidas para os varejistas. Nela é possível ter acesso a conteúdos exclusivos, consultorias e ferramentas desenvolvidas para a rotina do varejista.

Separamos aqui alguns materiais específicos para o tema organização de loja. Confira:

1. Flix Entrevista

Mudar as seções e melhorar o layout de sua loja ajudam a atingir melhores resultados. O consultor em varejo Rafael Francalanci trata sobre essas questões no quadro Flix Entrevista, em dois vídeos dinâmicos e explicativos. Segundo ele, uma loja bem desenhada fortalece o negócio e, consequentemente, faz subir o faturamento.

Você, lojista, faz mudanças constantes no layout da sua loja? Se sim, faz parte de uma estatística que aponta que 80% dos empresários fazem algum tipo de melhoria nesse quesito. Portanto, se sua resposta foi não, é bom ficar atento, pois está na hora de investir um pouco no seu negócio.

Mudanças simples, com pouco investimento, podem fazer uma diferença enorme.

“As vezes um pequeno rearranjo físico dos equipamentos, uma pintura nas áreas internas e a reorganização dos produtos nas gôndolas e nos balcões já trazem um layout com bons resultados”.

O consultor reforça da importância de dimensionar melhor os corredores para que o fluxo de pessoas na loja não seja um problema. Os clientes precisam ter a liberdade de circular, sem apertos.

“Nos corredores, sempre que possível, planejar para passar dois carrinhos oferecendo conforto para o cliente. Cada carrinho costuma ter 90cm. Então, o ideal é ter o dobro disso de corredor”.

Determinar a quantidade de carrinhos de compras e a quantidade de checkouts pelo tamanho da loja significa economizar e não comprar em demasia. Tudo isso faz parte de um bom planejamento para implementar o layout de loja.

Rafael também explica nos vídeos sobre os erros mais comuns quanto ao layout de uma loja. Estão na lista a falta de iluminação, má conservação de equipamentos e no prédio, além dos produtos fora do alcance do consumidor ou em excesso. Para cada item, ele traz as soluções.

Além da parte interna da loja, a preocupação do layout também deve se estender por toda a estrutura, como no depósito.

“Se o estoque de produtos está organizado é sinal de vendas boas. Situações como, produtos que têm no depósito e não estão na área de vendas ou com data de validade vencida acontecem porque o lojista se preocupou apenas com o layout da área de vendas e não com o depósito”.

2. Série Operação Possível

A tropa da série Operação Possível entra em uma missão de resgatar os processos da loja. O objetivo é dar uma nova visão sobre a gestão do negócio com foco no retorno dos lucros ou até mesmo o aumento no faturamento. São seis episódios divertidíssimos que trata sobre diversos assuntos, como estratégia de abastecimento e estoque adequado.

A série também traz soluções para os principais problemas enfrentados por grande parte dos lojistas. Entre eles, preços inadequados, produtos fora de linha e inadequados para o público-alvo e exposição incorreta.

3. UP Store

Na segunda temporada do UP Store, quadro que mostra as transformações em lojas feitas pela Universidade Martins do Varejo (UMV), os episódios mostram o antes e depois de lojas que passaram por mudanças que vão desde o layout de loja até processos internos.

4) Flix Loja

Ferramenta de pesquisa de projetos de loja em que o usuário pode filtrar o perfil da loja dele e chegar em alguns modelos ou pode contratar um projeto personalizado.

Bons resultados

Essas são algumas soluções que o Flix do Varejo oferece quando o assunto é layout de loja, que se somada a departamentalização e a definição do mix de produtos reflete em um casamento perfeito. Esse trio aliado com a estratégia de posicionamento da loja vai trazer um bom resultado para o varejista.

E pode ter certeza: um ótimo layout garante que o cliente realmente circule por toda a loja e não deixe de levar nenhum produto por esquecimento. Isso significa mais rentabilidade para o seu negócio, podendo representar um aumento entre 20% e 50% nas vendas.

Saiba mais sobre o tema acessando os conteúdos do Flix do Varejo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here