Poder exibir seu portfólio de produtos e serviços é muito importante para quem trabalha com o varejo. Uma das formas mais comuns é a empresa ter um website, ou seja, um site. Mas se engana quem pensa que para ter uma página na internet é preciso investir muito dinheiro. Atualmente existem plataformas gratuitas e simples para colocar sua marca no mundo virtual.

Nesse post do Flix do Varejo vamos mostrar algumas dessas plataformas gratuitas, contando os prós e os contra de cada uma. Lembrando que em todas existe a possibilidade de criar uma conta premium, paga, com alguns benefícios.

Opções para criar sites gratuitos

1. Wix

Vamos começar pelo Wix, uma plataforma toda em português e que possui diversas opções de templates e aplicativos gratuitos. Entre eles, análise de SEO com configuração completa e gerador de QR Code. Além disso, 500mb de espaço web e quantidade ilimitada de páginas.

Se você ainda não sabe o que é SEO, vamos lá: é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”, ou otimização de sites. Então, SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Uma das desvantagens do Wix é o número grande de publicidades que aparecem e a URL muito extensa, pois obrigatoriamente é registrada como www.nomedaconta.wix.com/nomepersonalizado, que só pode ser alterada com a assinatura da conta Premium.

Um vídeo com o passo a passo para criação da conta está disponível dentro da plataforma para novos usuários cadastrados.

2. Webnode

A próxima plataforma gratuita para criação de sites é o Webnode que dá a opção de três tipos de perfis: pessoal, negócios ou e-commerce. Cada um com modelos específicos e voltados para atender demanda de cada público.

O Webnode oferece uma variedade grande de templates gratuitos que podem ser alterados. Além disso, possibilita inserir páginas como “Quem somos”, “Produtos” e “Perguntas frequentes”. Assim como no Wix, quem opta pelo serviço grátis terá .webnode na URL.O domínio próprio só está disponível para assinantes de contas pagas.

3. WordPress

Uma das plataformas mais usadas por quem decide criar um site é o WordPress. A ferramenta está presente em 40% dos sites do mundo, muito por sua estrutura completa e gratuita.

Outro atrativo do WordPress é a praticidade para colocar o site no ar. Após adquirir a hospedagem e a URL, é só encontrar um tema e começar a publicar o seu conteúdo de instalação e, em seguida, customizar o layout que atenda suas demandas.

Para quem quer criar uma loja virtual, o WordPress oferece o WooCommerce, um plugin que permite publicação de produtos e formas de pagamento variadas, como cartões, boletos, transferência, entre outros.

É importante ressaltar que existem duas formas de utilizar a plataforma. Uma é o WordPress.com e o WordPress.org. A diferença entre eles é que o primeiro permite criar sites gratuitos, com hospedagem e domínio “wordpress.com”. Já o segundo, requer um domínio próprio e servidor de hospedagem.

4. Google

O Google também tem uma plataforma de criação de sites gratuito, chamada Google Sites. É um editor simples de configuração e uma alternativa muito aconselhada para desenvolver sites de forma rápida e eficiente.

Entre as vantagens, o usuário terá o trabalho apenas de gerar o conteúdo, pois a plataforma já oferece hospedagem, banco de dados e sistema de gerenciamento de conteúdo.

Outro fator importante a ser levado em consideração é a segurança, já que consta com o sistema da Google, que garante uma certeza de que não sofrerá com instabilidades e, na pior das hipóteses, uma invasão.

O passo a passo para criar um site no Google Sites você encontra aqui.

Existem várias outras plataformas de criação gratuita de sites que você encontra com uma busca simples no Google. Mas dentre as opções que mostramos aqui esperamos ter ajudado você a escolher a que melhor atende suas necessidades. Até a próxima!

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