Todo mês o Flix do Varejo disponibiliza para os assinantes um e-book com dicas para que os varejistas obtenham maior rentabilidade nos negócios.
O desse mês é sobre a temporada de inseticidas e repelentes, que esse ano promete aquecer as vendas já que a previsão do tempo é de muito calor e chuva.
Essa combinação de altas temperaturas e maior incidência de chuvas eleva o risco de proliferação de pragas e insetos, como o mosquito Aedes aegypti que transmite zika, chikungunya, dengue e febre amarela.
Por isso, é hora de focar na venda de repelentes e inseticidas.
Esses produtos representam 60% das vendas, ou mais, nesse período do ano.
Já preparou a loja para essa demanda?
Mix diversificado
Apostar na variedade dos produtos é importante.
Assim o consumidor pode escolher o que precisa e o que cabe no seu bolso.
No caso dos inseticidas, por exemplo, apesar das loção e spray, o líder de vendas é o formato aerossol, que representa mais de 70% da categoria.
Depois vem os repelentes, que tem crescido bastante tanto nos canais de varejo quanto em farma.
A frequência de uso desses produtos passou a ser maior após esse surto que o país passou entre 2015 e 2016.
A linha de elétricos também tem despontado, bem como a de automáticos, que são rentáveis pelo alto valor agregado.
Há ainda outros nichos, como a linha de iscas, gás fulminante e líquidos.
Se preparar é ter um mix completo para atender a necessidade do consumidor, que é variada.
A temporada costuma ser de outubro a março.
Preço não é tudo
Na hora das compras, o consumidor nem sempre pensa no menor preço.
No caso de inseticidas e repelentes, quando o cliente decide pela compra ele passa por algumas etapas, sendo a primeira o inseto que ele quer combater, como baratas, formigas, mosquitos.
Na sequência ele escolha a forma como ele quer combater essas pragas, se ele quer espantar o inseto ou expelir.
Em terceiro, o tipo do produto: se é um inseticida líquido ou aerossol, por exemplo; ou se é um repelente.
Na sequência da decisão de compras vem a marca e por último o preço e o apelo profissional.
Flix Entrevista sobre o tema
Ainda sobre inseticidas e repelentes, o Flix do Varejo bateu um papo com o analista de Trade Marketing do Martins, Diogo Teodoro.
Para ele, o varejista precisa ficar atento porque normalmente durante esses meses de sazão, janeiro é o mais relevante.
Diogo também dá dicas de exposição com o objetivo de tornar a categoria mais visível aos olhos do consumidor.
Com isso, há um incremento, um giro, um aumento da venda do produto dentro da loja.
Outros e-books disponíveis
No Flix do Varejo há ainda outros e-books disponíveis para baixar.
Um deles é sobre abrir um negócio no segmento de farmácia.
Tem ainda um sobre inventário de estoque, lavagem de dinheiro, como turbinar as vendas do segmento de material de construção e muito mais.
Confira na plataforma esses e demais conteúdos disponíveis e transforme sua loja.