Depois de mostrar os impactos que as vitrines podem trazer para as vendas da loja e apresentar dicas para prender a atenção do consumidor, agora vamos apresentar algumas ferramentas, soluções e orientações que o Flix do Varejo oferece para que o lojista saiba o que fazer com a vitrine e como montá-la de forma bem feita.

Mas antes é preciso saber que a montagem da vitrine demanda um conjunto de conceitos como a iluminação e seleção correta do mix que será exposto, a disposição dos preços dos produtos, sortimento do mix, gestão de categoria e até mesmo estoque. Afinal, para dar visibilidade a determinados itens é necessário que a loja conte com ele no estoque.

Pensar bem em como organizar e precificar seu mix

Com o uso de ferramentas para o gerenciamento de categorias, como o MaxMix, é possível expor produtos mais rentáveis com aqueles que estão abaixo da margem. Na fase de escolher o produto, o lojista pode analisar uma marca atraente e aumentar o preço das outras duas, trabalhando a marca mais barata no ponto de venda e posicionando as concorrentes próximas. Dessa forma, o shopper se atrai pela promoção e toma a decisão baseado na marca que caia na sua preferência.

Isso pode ser muito bem aplicado na vitrine. Além de colocar preços diferentes e marcas concorrentes, esse é o momento de aproveitar para destacar produtos que estejam correlacionados. Por exemplo: se o varejista pretende expor TVs na vitrine da loja, ressaltando alguma promoção, é interessante que estejam expostos aparelhos de DVD ou home theater para que o cliente também se atende para aquelas categorias.

Estratégias eficientes

O Flix do Varejo conta ainda com uma série de cinco episódios sobre “Estratégia de Lucro” que traz algumas dicas práticas para aumentar a lucratividade da loja a partir do cuidado com o layout, entre outros. Pesquisas do setor varejista comprovam que mais da metade dos clientes toma a decisão de compra no ponto de venda.

O PDV visualmente harmonioso e com a disposição certa dos produtos auxilia na tomada de decisão dos consumidores.

A loja precisa estar antenada ao calendário do mercado

Os assinantes do Flix do Varejo têm acesso com antecipação a um calendário promocional completo. De um jeito simples e prático, o varejista consegue se programar para as principais datas de vendas e organizar o estoque e a decoração da loja com as datas indicadas para compras, montagem e desmontagem do ponto de venda.

Deixar a vitrine atualizada com a sazão do varejo é importante para mostrar ao cliente que a loja está realmente alinhada com o mercado e sempre pronta para oferecer o melhor mix. Um complemento do calendário são os e-books que podem auxiliar o lojista a gerir muito bem as categorias e entender com a melhor maneira de dispor os produtos nas vitrines, gôndolas e ilhas.

Flix Entrevista

O quadro de entrevistas do Flix do Varejo apresenta uma série de dicas exclusivas para fomentar as vendas da loja em qualquer segmento do varejo. Em um dos vídeos, é possível conferir um bate-papo com a consultora de imagem Alessandra Terzi sobre como ter uma vitrine que desperte o desejo de compra do cliente.

O ponto principal é identificar os produtos e espaço que se tem à disposição para fazer a composição da chamada vitrine inteligente. A atenção com as cores também é muito importante.

“Na farmácia, por exemplo, as cores são mais suaves, é um verde, um azul claro, porque estamos lidando com saúde. Já no hortifruti eu posso usar cores mais quentes, uma laranja um mamão, brincar com as cores para despertar esse desejo”, comentou Terzi.

A iluminação é outro quesito fundamental para a montagem da vitrine e disposição dos produtos no interior da loja. É ela que vai ajudar o consumidor a voltar os olhos para o produto.

Em uma conversa com o diretor de Negócios da Market Value, empresa especializada em arquitetura para varejo, é possível conferir os impactos que a iluminação pode ter nas vendas e as principais tendências para acertar na hora de montar a exposição do mix.

A iluminação é outro quesito fundamental para a montagem da vitrine e disposição dos produtos no interior da loja. É ela que vai ajudar o consumidor a voltar os olhos para o produto.

Em uma conversa com o diretor de Negócios da Market Value, empresa especializada em arquitetura para varejo, é possível conferir os impactos que a iluminação pode ter nas vendas e as principais tendências para acertar na hora de montar a exposição do mix.

Saiba mais

O Flix do Varejo é uma plataforma criada para ajudar o lojista a entender em qual etapa está sua loja, e quais são os próximos passos para crescer. É alimentado por especialistas do varejo e adaptado para o modelo de educação e entretenimento, onde todos os assuntos são tratados de maneiras leve e bem-humorada, facilitando o aprendizado para todos nossos leitores.

Se interessou? Você tem três opções então:

1 – Seja um assinante a partir de R$19,90 e tenha acesso a todos os conteúdos!
2 – Envie um e-mail para contato@flixdovarejo.com.br e agende uma navegação para conhecer a plataforma e todos os seus recursos.
3 – Faça uma conta empresarial por R$49,90 e tenha acesso a nossas ferramentas direcionadas para lojistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here