90% das vendas no varejo são estimuladas pelo cliente atraído pela vitrine

Nem todos os lojistas têm a preocupação de investir na composição de vitrines para expor os itens.

Mas, os especialistas advertem: 90% das vendas no varejo são estimuladas pelo cliente atraído pela exposição da vitrine.

A vitrine deve ser uma das estratégias primárias do negócio para estimular as vendas.

Afinal, é ela que atrai o primeiro contato visual do consumidor para a loja.

O varejista precisa se atentar para montar uma vitrine que seja atrativa e inteligente independente do ramo de atuação.

Farmácias, supermercados, lojas de materiais de construção e até de produtos agroveterinários, não importa!
Qualquer segmento cabe uma boa vitrine para atrair o cliente para dentro do ponto de venda despertando o interesse dele pelo consumo.

De acordo com a consultora de imagem, Alessandra Terzi, para se criar uma vitrine o primeiro passo é identificar os itens que se tem disponível e o espaço em que irá ser montada a chamada “vitrine inteligente”.

“Questão da embalagem, design, iluminação, o piso que será utilizado e outras peças que se têm para fazer a composição da vitrine. Você também consegue montar uma vitrine por família como, por exemplo, produtos de higiene pessoal. Você pega o creme dental, o papel higiênico, coloca uma toalha de banho. Tudo isso para trazer aquela sensação de estar em casa, do banheiro da casa. Porque são itens que vão agregar e até facilitar a venda”, exemplificou.

Iluminação é outro importante aspecto

A iluminação também deve ser analisada na montagem da vitrine e de exposição de produtos em geral.

Com a composição de luzes, é possível o lojista criar um ambiente confortável e colocar em evidências determinados produtos que se pretenda estimular melhor a venda.

Se a decoração e ambientação da loja estiverem voltadas para alguma data ou ocasião temática, a escolha correta de qual iluminação usar também é fundamental.

No Natal, por exemplo, os famosos “piscas-piscas” e luzes de LED ou em cascata são ideais para chamar a atenção do cliente.

Também há opção de lâmpadas coloridas, neon e aquela sensação de aconchego com as lâmpadas de abajur.

Tudo vai depender da proposta que o ponto de venda pretender passar para os consumidores.

Temas para montar a vitrine

A escolha de um tema para a montagem da vitrine pode estar associada às estações do ano ou datas comemorativas, por exemplo.

Seja qual for a temática escolhida, o objetivo é despertar a atenção dos clientes, apresentando seus produtos e serviços em pequenas histórias montadas em suas vidraças ou dentro de suas lojas.

Elementos como objetos suspensos, efeitos e ambientação sonoros podem contribuir para a composição da vitrine de forma criativa.

Os objetos com textura diferente também podem dar um ótimo efeito visual para a vitrine seja tecidos, bolas coloridas, mobiliário com cores e materiais diferenciados, grama artificial, entre outros, também podem ser opções interessantes para se ter na vitrine.

No quadro Flix Entrevista é possível assistir à entrevista na íntegra com a consultora Alessandra Terzi e ficar afiado nas orientações para poder compor uma vitrine assertiva na loja. Assine o Flix do Varejo e acesse já!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here