Imagine a situação em que você negocia a venda de um produto com um cliente via Whatsapp e tem que esperar uma transferência bancária ou um encontro pessoal para receber o pagamento por cartão ou dinheiro. Nesse meio tempo pode haver uma mudança repentina e a compra ser cancelada.

Mas esse risco está próximo do fim, com o lançamento do Whatsapp Pay que permite a transferência de dinheiro através do aplicativo de mensagens. Os usuários brasileiros serão os primeiros a poder utilizar a novidade e o diretor-executivo do Facebook, que também é detentor do Whatsapp e do Instagram, fez o anúncio da novidade em sua rede social.

“Estamos começando a lançar pagamentos para pessoas que usam o WhatsApp no Brasil. Estamos facilitando o envio e o recebimento de dinheiro como o compartilhamento de fotos”, disse Zuckerberg.

A empresa disse que a ferramenta simplificará a relação entre cliente e comerciante, já que é comum a utilização do Whatsapp para tirar dúvidas sobre produtos e fazer pedidos.

“Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp. Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento”.

A empresa ainda projeta utilizar os dados de pagamento para todas as empresas do grupo. Para isso, investiu em segurança. Para evitar transações não autorizadas o usuário terá que informar um PIN de seis dígitos ou a biometria do aparelho de celular.

Como funciona o Whatsapp Pay

Os primeiro cartões cadastrados são das bandeiras Visa e Mastercard de emitidos pelos bancos do Brasil, Nubank e Sicredi, débito ou crédito, e os pagamentos serão processados pela Cielo, líder do setor de pagamentos no Brasil. Não será cobrada taxa das pessoas que enviarem dinheiro ou fizer compras, porém será cobrada uma taxa de processamento das empresas recebedoras de 3,99%.

Empresas e comerciantes devem se cadastrar no Whatsapp Business e habilitar a opção de receber envios de clientes, sem limite de transações. Já os compradores devem registrar um cartão no Facebook Pay, com limite de R$ 1 mil em cada e receber até 20 transações do dia com limite de R$ 5 mil mensais.

Passo a passo Whatsapp Pay

1 – Na tela de conversa, toque no ícone de clipe/anexar e escolha a opção “Pagamento”;
2 – Na tela de cadastro do Facebook Pay, toque na opção “Continuar”, leia e aceite os termos de pagamentos e privacidade (tanto do WhatsApp quanto do Facebook e da Cielo);
3 – Crie uma senha com seis dígitos para o Facebook Pay, confirme a senha informada anteriormente e toque em “Avançar”. Caso queira usar a biometria do celular para aprovar o pagamento, toque no botão “Usar impressão digital”;
4 – Preencha seu nome, sobrenome e CPF, toque no botão “Avançar” para preencher os dados do cartão. Depois toque em “Salvar”;
5 – Antes de transferir dinheiro, é necessário confirmar os dados do cartão cadastrado e escolher entre receber um SMS, e-mail ou mensagem pelo aplicativo do banco;
6 – Abra a mensagem recebida, copie e insira o código na tela de confirmação do Facebook Pay e depois toque no botão “Concluído”.
7 – Após se cadastrar, basta entrar na conversa novamente, tocar no ícone de clipe de papel/anexar, escolher a opção “Pagamento”, preencher o valor desejado e confirmar a transação com a senha cadastrada ou impressão digital.

Recebimento

Para pessoas físicas, os valores são direcionados para contas bancárias. Portanto é necessário ter se registrado no Facebook Pay. Já as empresas precisam ter cadastro no Whatsapp Business e Facebook Pay. Dentro do aplicativo de mensagens, optar por aceitar receber pagamentos por vendas e se cadastrar na Cielo.

Exemplos do pagamento via Whatsapp

Leia também:

5 dicas para montar personas para a sua loja
Jornal de ofertas online: aprenda a fazer o seu!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here